*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Prof. André Vianna Martins
Horário da Coordenação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Campus Quinta do Paraíso
(Estrada da Prata, s/n - Prata - 25976-340)
Telefone: (21) 2743-5301
E-mail: veterinaria@unifeso.edu.br
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Titulação: Bacharel em Medicina Veterinária
Edital do Processo Seletivo ENEM - Vestibular 2025.1
Edital de outras formas de ingresso 2025.1
Portaria ENADE Nº 571/2022
Matriz Curricular
Quadro dos Cursos - Reconhecimento, Coordenadores e avaliação do MEC
Quadro com Turmas, vagas oficiais, Integralização, CH, hora aula e Reconhecimento dos cursos de graduação 2024
Mensalidade para o ano de 2025.
Normal: R$ 3.136,76
Com desconto de adimplência*: R$ 3.058,34
Ao ingressar no Unifeso neste primeiro semestre de 2025, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
Ao ingressar no Unifeso neste primeiro semestre de 2025, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
O curso de Medicina Veterinária faz parte do compromisso do Unifeso com o desenvolvimento sustentável da Região Serrana, garantindo a formação de profissionais para atender em especial, mas não exclusivamente, as peculiaridades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Oferece uma grande diversidade de ambientes formativos práticos, como a Clínica-Escola, laboratórios e outros cenários que são oferecidos pelo Unifeso através de convênios com propriedades rurais da região (fazendas, haras, centros de treinamento de equinos), bem como com instituições públicas e privadas (secretarias municipais de Saúde e de Agricultura de Teresópolis, Instituto Vital Brazil, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Fundação RioZoo e Centro de Primatologia do Rio de Janeiro).
Possui ainda proposta de alto padrão e de caráter inovador, no caminho da melhoria da qualidade do ensino, capacitando profissionais competentes para o mercado global, além da formação de cidadãos com competências humanísticas capazes de atender às necessidades da nossa sociedade. Concebido para atender à realidade sócio-econômico-cultural-ambiental, possui na sua estrutura básica ferramentas e conhecimentos imprescindíveis ao que se espera de sua atuação no exercício da Medicina Veterinária.
Interessados na área de saúde como também nas questões sociais que, além do conhecimento técnico, poderão interagir com a população em questões que lhe trarão benefícios financeiros, de produção, e de ação junto a terra, aos animais e ao ambiente, reforçando o aprofundamento das discussões e ações quanto às questões ambientais, de sustentabilidade e de bem estar animal abordadas no curso, além do atendimento e recuperação por parte da clínica médico-cirúrgica à população animal, como também na prevenção e controle de zoonoses.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina Veterinária trouxeram novas perspectivas para a formação do médico veterinário, cuja atuação é fundamental para a preservação da saúde humana através da promoção da saúde animal. As amplas possibilidades de atuação tanto no setor público como no privado oferecem ao veterinário não apenas a atividade clínica, como também colocação nas áreas de rações e medicamentos para animais e ainda no setor produtivo de carnes diversas para os mercados interno e externo. Também se contempla a atuação deste profissional em atividades agropecuárias, prevenção e controle de zoonoses, vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, e saúde coletiva.
O curso conta com uma Clínica-Escola que tem seu espaço físico totalmente disponibilizado para aulas práticas de Clínica Médica de Pequenos Animais, de Animais de Produção, de Animais Selvagens, Diagnóstico por Imagem, Técnica Cirúrgica, Patologia Cirúrgica, Propedêutica e Reprodução Animal. Realiza consultas, vacinações, cirurgias, exames laboratoriais e de ultrassonografia, com atendimento particular e também gratuito voltado para a comunidade de baixa renda.
Para inserção dos estudantes em atividades práticas, desencadeando o estudo teórico, as disciplinas do curso dispõem de laboratórios modernos e equipados, usados tanto para ensino quanto para assistência, nas seguintes áreas: Anatomia, Patologia Clínica e Veterinária, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Bioclimatologia, Fisiologia e Farmacologia, Tecnologia e Inspeção de POA, Reprodução Animal.
Existem ainda no mesmo Campus, outros cenários: fazenda experimental com curral contendo brete e tronco para contenção de animais, baias para equinos, tanques para aquicultura, área para forragicultura e piquetes para criação de animais. Há inserção dos estudantes desde o 1º Ano, pelas disciplinas ou por meio de atividades complementares.
Formar profissionais capacitados a enfrentar os desafios da sociedade atual, cujas habilidades estejam embasadas nos conhecimentos fundamentais sobre o organismo dos animais de interesse econômico, ecológico ou de companhia, e nos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento de processos patológicos que os afetam e, sobretudo, capazes de utilizar esses conhecimentos como base para uma produção com sustentabilidade e bem-estar animal. Capacitá-los para o planejamento, coordenação, execução e reavaliação de programas de saúde coletiva e dos ecossistemas, prioritariamente no contexto nacional, sem, contudo, deixar de considerar as inter-relações a nível mundial, reconhecendo os preceitos de uma “Saúde Única”.
O Médico Veterinário formado no UNIFESO é um profissional generalista com ênfase em clínica e produção animal, possuidor de adequado conhecimento na prática e na resolução de problemas comuns na clínica médica de animais domésticos e selvagens, consciente de sua responsabilidade como cidadão crítico e reflexivo, atuante na defesa da qualidade de vida e ambiental. Está apto a ingressar em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Também se contempla a atuação deste profissional em atividades agropecuárias, prevenção e controle de zoonoses, vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, e saúde coletiva. Todas estas competências e habilidades alinhadas em consonância com as características preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina Veterinária.
Tendo como referência as transformações que vêm se desenhando na sociedade brasileira e, principalmente, nas áreas de meio ambiente, saúde e da biotecnologia, bem como por considerar que o conhecimento científico é dinâmico, sendo constantemente reformulado em sua forma e conteúdo, o curso pretende manter ambiente privilegiado do pensar e do agir sobre os diferentes matizes das relações humanas, da preservação ambiental e da bioética animal, formando profissionais que tenham apurado senso crítico, sejam criativos, que:
• participem e que ousem;
• pautem suas atividades na consciência pessoal, profissional e ética;
• tenham compromisso com o bem-estar animal e a bioética;
• tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável, em especial da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, primando pela conservação do meio ambiente;
• reconheçam que todo o saber é resultado de um longo processo de construção do conhecimento e, portanto, que a pesquisa e a extensão estão intrinsecamente relacionadas às atividades do Médico Veterinário;
• estejam aptos às mudanças sendo, portanto, adaptáveis;
• sejam capazes de trabalhar em equipe e de atuar em diferentes ambientes profissionais.
Os estudantes são estimulados a participarem, desde o primeiro ano, de atividades teóricas, práticas ou teórico-práticas desenvolvidas no curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, através do Núcleo de Atividades Integradas (NAI), e, por meio dos estágios extracurriculares e curriculares, na Clínica-Escola e também por meio de convênios em outras instituições voltadas para o ensino, pesquisa e extensão, além de participação nos projetos institucionais, particularmente o IETC.
Estas atividades devem constituir temas de relevante importância nos diferentes campos da Medicina Veterinária e também são aproveitadas no percurso curricular sob a forma de Atividades Complementares.
As Atividades Complementares são implementadas durante todo o curso de Medicina Veterinária, havendo o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância, representando uma estratégia voltada para o aprimoramento do profissional em formação. Um elenco de atividades complementares é estimulado como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática. Estas atividades constituirão carga horária para efeito de integralização curricular, devendo ser realizadas 300 horas, ao todo, conforme os mecanismos de avaliação definidos pelo Colegiado de Curso.
Ainda como formação complementar, atendendo ao tripé de ensino, pesquisa e extensão, existem as Ligas Acadêmicas com ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisa, as quais estão constituídas de forma a atender todas as áreas do conhecimento da Medicina Veterinária:
- Liga Acadêmica de Clínica Médica de Pequenos Animais;
- Liga Acadêmica de Grandes Animais;
- Liga Acadêmica de Animais Selvagens e Saúde Ambiental;
- Liga Acadêmica de Saúde Única e Medicina Veterinária do Coletivo;
- Liga Acadêmica de Produção Animal;
- Liga Acadêmica de Aquicultura e Pesca;
- Liga Acadêmica de Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal (POA)
A produção didático-pedagógica com elaboração pelo professor de um material didático enquanto estratégia metodológica atende aos propósitos do PPPI, quando por meio de apostilas, slides, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), blogs, site institucional, pastas no Diretório Acadêmico e outros meios de comunicação, transferem para o discente a necessidade de acompanhamento e a responsabilidade pela construção de conhecimento.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, despontando como recursos na formação acadêmica do profissional de saúde, ampliando sua competência em comunicação e informação. Assim sendo, o UNIFESO garante acessibilidade nas comunicações e suas diversas modalidades, seja no acesso aos laboratórios de informática ou na oferta do serviço de redes wifi, em equipamentos adequados.
Os conteúdos específicos de cada disciplina são avaliados por meio de provas previstas no calendário acadêmico sendo realizadas quatro avaliações (1ª AV, 2ª AV, 3ª AV, 4ª AV), além de uma nota de conceito (C). As médias são calculadas até a segunda casa decimal, sem arredondamento. O estudante que obtiver na média aritmética da 1ª AV + 2ª AV + 3ª AV + 4ª AV + C, resultado igual ou superior a 6,00, estará aprovado e liberado da 5ª avaliação. Quando essa média estiver abaixo de 4,00, o estudante estará reprovado; se entre 4,00 e 5,99, deve submeter-se à 5ª avaliação, tendo que obter nota 6,00 ou superior. Em consonância com a concepção do curso, os métodos de avaliação priorizam a aquisição de competências e habilidades por parte do estudante. Assim sendo, a Nota de Conceito é o principal instrumento utilizado pelas disciplinas para avaliar as competências e habilidades (aptidões) que o estudante deve adquirir ao longo do curso. Outra ferramenta avaliativa de competências e habilidades são as Provas Práticas que constituem parte do sistema de avaliação da maioria das disciplinas. Nos dois primeiros anos, em função da elevada importância daquele espaço de ensino-aprendizagem, 50% da nota de conceito das disciplinas é composta pela nota final do Núcleo de Atividades Integradas (NAI) correspondente a cada ano e os outros 50%, pela nota de conceito das respectivas disciplinas. São feitas periodicamente, após cada avaliação, vistas de prova com discussão dos assuntos como mecanismo permanente de acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, com objetivo de orientar o estudante em seu aprendizado. Nas duas últimas semanas acadêmicas do primeiro semestre do ano letivo, que corresponde ao momento posterior as segundas avaliações, são realizadas atividades para reposição e/ou reforço de conteúdo. Completando, neste mesmo momento, com o objetivo de propiciar uma avaliação formativa dos discentes, os mesmos têm a possibilidade de realizar uma avaliação de resgate dos pontos em que apresentou alguma fragilidade, possibilitando que a nota obtida substitua uma das duas anteriores em que o resultado tenha sido inferior. Ao final do ano letivo, após as semanas em que é realizada a quarta avaliação, o estudante tem a possibilidade de efetuar uma avaliação em segunda chamada, permitindo que a nota obtida substitua uma das quatro avaliações que eventualmente tenha sido perdida.
Conselho Federal de Medicina Veterinária Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos Associação Brasileira de Buiatria Colégio Brasileiro de Reprodução Animal
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