*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenadora: Profa. Selma Vaz Vidal
Horário da Coordenação: Segunda a sexta, das 13h às 22h
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - 25964-004)
Telefone: (21) 2641-7034 / (21) 2641-7098
E-mail: enfermagem@unifeso.edu.br
Duração: 5 anos
Turno: Noite
Titulação: Bacharel em Enfermagem
Portaria ENADE Nº 571/2022
Matriz Curricular
Quadro dos Cursos - Reconhecimento, Coordenadores e avaliação do MEC
Quadro com Turmas, vagas oficiais, Integralização, CH, hora aula e Reconhecimento dos cursos de graduação 2024
Mensalidade para o ano de 2024.
Normal: R$ 1.325,30
Com desconto de adimplência*: R$ 1.292,17
Ao ingressar no Unifeso neste primeiro semestre de 2024, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
Ao ingressar no Unifeso no segundo semestre de 2024, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
O curso de Enfermagem do Unifeso é o único da região que adota Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem, fundamentado em uma formação teórico-prática a partir da realidade sócio epidemiológica loco regional; possibilita a inserção do estudante, desde os primeiros períodos, em espaços de aprendizagem diferenciados, além dos diversos cenários reais de prática. Destaque para o corpo docente diverso e de alta qualificação, que possibilita integração e articulação entre os saberes dos graduandos no conjunto da sua formação, representando um investimento profissional e para a própria vida.
Estudantes do ensino médio; profissionais que tratem da gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; gestores ligados às instituições - públicas ou privadas - de atenção à saúde; empreendedores atentos ao crescimento do mercado autônomo de serviços de home care, de atenção pré-hospitalar e de atendimentos às emergências; auxiliares e técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos que desejem expandir sua atuação; indivíduos que almejem desenvolver-se academicamente para trabalhar em pesquisa e na terapeutica do cuidado, com vistas a empreender e influenciar o mundo atual; egressos de qualquer curso de graduação que manifestem o sonho, o interesse e o desejo de cursar Enfermagem.
O Enfermeiro é um dos profissionais mais requisitados da área da saúde. Pode atuar na gestão de serviços e como autônomo em clínicas e consultórios próprios - seja na promoção da saúde,
seja na prevenção de agravos nos ciclos da vida -, inclusive dedicando-se a grupos com necessidades especiais de acompanhamento,
como portadores de estomas, feridas, clientes em tratamento de doenças crônicas em que o autocuidado precisa ser monitorado.
Sua participação é essencial em:
• hospitais
• clínicas
• ambulatórios
• consultórios
• Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios
• docência nos cursos de formação técnica e superior (graduação e pós-graduação)
• pesquisa
• empresas (auditorias e consultorias)
• escolas
• creches
• casas de repouso e instituições para idosos
Ele ainda é fundamental nas áreas de:
• resgate
• urgência
• emergência
• home care (cuidados domiciliares)
O curso utiliza estrutura avançada com novidades que motivam o processo de ensino-aprendizagem:
» Espaços de Aprendizagem Teóricos:
• salas de aula amplas e bem equipadas
• bibliotecas (com mais de 70.000 títulos em seu acervo físico e virtual, acessível em ambiente online)
• periódicos especializados
• AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (diferenciado e intuitivo, com conhecimentos que o levam a reflexão)
» Laboratórios de prática
• LCS - Laboratórios de Ciências da Saúde:
° anatomia
° bioquímica
° farmacologia
° fisiologia
° imunologia
° histologia
° microbiologia
° parasitologia
° entre outros
• Laboratórios de Habilidades
° manequins com softwares que simulam as condições clínicas de um paciente real
° manequins para manipulação e treinamento nas mais diversas situações do cuidado
» Cenários Reais de Prática (lógica da IETC - Integração Ensino, Trabalho e Cidadania):
• Próprios e Conveniados:
° HCTCO - Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano do UNIFESO
° Unidade Ambulatorial do UNIFESO
° creches e escolas municipais
° instituições para idosos
° CAPS - Centros de Assistência Psicossocial dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Carmo
° UBSF - Unidades Básicas Saúde da Família do município de Teresópolis
° CSF - Clínicas de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro
° HFB - Hospital Federal de Bonsucesso no município do Rio de Janeiro
° empresas do município de Teresópolis (saúde do trabalhador)
° Hospital Municipal José Rabello de Mello no município de Guapimirim
• Formar um profissional com competência técnico-científica e política para assumir a coordenação do trabalho de enfermagem
• Instrumentalizar o estudante no desenvolvimento dos processos de trabalho: assistir/intervir, ensina/aprender, investigar e gerenciar, no contexto do trabalho em equipe
• Capacitar o estudante para a produção de novos conhecimentos em saúde/enfermagem com o comprometimento da transformação dos perfis epidemiológicos do País e da região em que está inserido
• Desenvolver a motivação e a capacidade de buscar novos conhecimentos no contexto da educação permanente
O profissional formado no UNIFESO é um enfermeiro generalista, crítico e reflexivo, com competência técnico-científica, humanística e ético-política, com vistas à transformação da realidade social, valorizando o ser humano em sua totalidade e, no exercício da cidadania, respeitando os princípios éticos-legais da profissão. Capaz de atender às demandas e necessidades da população nos diversos cenários de atuação assistencial, de pesquisa e de gestão dos serviços de enfermagem e da rede de atenção à saúde, com ênfase na produção de cuidados dos indivíduos, famílias e comunidades, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Formação de Enfermeiros com excelência, capazes de atender às demandas e necessidades da população nos diversos cenários de atuação assistencial, de pesquisa e de gestão dos serviços de enfermagem e da rede de atenção à saúde, com ênfase na produção de cuidados dos indivíduos, famílias e comunidades, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
As estratégias de ensino utilizam aulas teórico-práticas - em ambientes presenciais e virtuais - e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O estudante aprende por meio da inserção em cenários práticos desde o primeiro período - IETC - Integração Ensino, Trabalho e Cidadania -, facilitando a compreensão das discussões de sala de aula e ampliando as vivências da atuação do enfermeiro, do trabalho em equipe e das necessidades do cidadão, desenvolvendo competências específicas da sua formação. Durante todo o curso, os estudantes são incentivados a participar de programas de monitoria e de iniciação cientifica, além de projetos de pesquisa, congressos, seminários e atividades de extensão, visando à formação diferenciada e à contribuição com a ciência mediante publicações dos resultados alcançados.
Avaliação formativa dos estudantes nos cenários de ensino-aprendizagem em diversos momentos do ano letivo. A Educação Permanente acontece anterior às tutorias dos anos, de modo a discutir as questões cotidianas e realinhar os processos necessários.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.