Estudantes que desejem atuar na âmbito educacional, com foco no ensino básico ( educação infantil e anos iniciais do fundamental) ou em qualquer área que tenha como competência principal o domínio pedagógico. Quee acreditem no poder de transformação social da educação e que queriam buscar uma formação conectada com as demandas atuais da sociedade e do mercado de trabalho educacional
Docência no ensino básico (educação infantil e anos iniciais do fundamental), Gestão escolar, Pedagogia organizacional, Tecnologias educacionais.
Alfabetização e Letramento;
Bases Filosóficas da Educação;
Bases Históricas e Sociológicas da Educação;
Cidadania, Diversidade e Sustentabilidade;
Criança, Cultura e Cotidiano da Educação Infantil;
Didática e Gestão de Sala de Aula;
Educação e Inclusão;
Empreendedorismo e Inovação;
Estágio - Docência da Educação Infantil;
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa;
LPM: Currículo na Educação Básica;
LPM: Educação Básica e Psicogênese da Língua Escrita;
LPM: Educação Infantil - Infância e Desenvolvimento;
LPM: Identidade e Prática do Pedagogo;
Ludicidade e Educação;
Múltiplas Linguagens;
Organização e Gestão Escolar da Educação Básica;
Planejamento Escolar e Avaliação da Aprendizagem;
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem;
Teorias do Currículo.
● Formar o profissional da Educação em conformidade com os padrões éticos e humanísticos, estimulando sua atuação crítica, reflexiva e criativa, na perspectiva dos quatro pilares da educação.
● Possibilitar ao profissional da educação uma formação teórico-prática para que seja capaz de pensar e agir, estrategicamente, o processo educacional, considerando as demandas sociais e políticas.
● Avaliar novas formas de atuação do pedagogo/professor/educador, propondo a ressignificação do ensino/aprendizagem por meio da experiência, da aprendizagem significativa, da utilização da intuição, da criatividade e da reflexão na ação e sobre a ação.
● Integrar a formação teórica e prática ao longo do curso, enfatizando as atividades de pesquisa, ensino e extensão como eixos articuladores do processo de produção de conhecimento.
● Possibilitar uma visão ampliada do fenômeno educativo, enfatizando as dimensões sociais, políticas e ambientais que integram a ação educativa na formação do pedagogo, visando a sua atuação frente às diferentes possibilidades do campo de trabalho.
nos anos iniciais do Ensino fundamental e que seja participante na gestão escolar.
● Formar professores para o exercício da docência e das diferentes dimensões do trabalho pedagógico, em âmbito formal e não formal, com ênfase na prática, nas ciências humanas, sociais e na tecnologia, a partir de uma visão de sustentabilidade.
● Formar profissionais que sejam capazes de atuar em equipes multiprofissionais;
● Desenvolver nos discentes a capacidade de saber trabalhar com currículos integrados;
● Contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa educacional;
● Identificar e compreender a atuação profissional diante dos desafios de um mundo globalizado, em que o empreendedorismo, defesa do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, focados no local e região, são imprescindíveis para a cidadania.
● Desenvolver um profissional com capacidade de articular diferentes conhecimentos teórico e prático para lidar com a diversidade e inclusão em espaços escolares e não escolares.
● Formar profissionais com a capacidade de utilizar a tecnologia em seu planejamento pedagógico como potencializador do processo de ensino e aprendizagem.
Profissional habilitado a atuar de forma ética na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão escolar, nas organizações ou em qualquer contexto escolar ou não escolar, que demande a competência de articulação pedagógica. Preparado para lidar com as novas demandas sociais e educacionais e com a diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, orientação sexual, entre outras. Além disso, o profissional formado em pedagogia pela Unifeso deverá ser capaz de produzir e difundir conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
O curso de graduação em Pedagogia do Unifeso é uma proposta de alto padrão e de caráter inovador com uma proposta que valoriza os ambientes virtuais, no caminho da melhoria da qualidade de ensino. Capacita profissionais competentes para o mercado global, além da formação de cidadãos com competências humanísticas e tecnológicas capazes de atender às necessidades de nossa sociedade. As metodologia utilizadas consideram a realidade socioeconômico, cultural e ambiental dos estudantes, incluindo ferramentas e conhecimentos imprescindíveis ao que se espera da atuação e reflexão sobre o exercício da prática profissional. Dessa forma, desenvolve competências e vivências nos diversos cenários de prática como laboratórios, salas de aula, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, plataformas e recursos tecnológicos, bem como vasta bibliografia virtual para os estudantes.