Unifeso - Unifeso lança Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Unifeso lança Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

11-05-2023

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o planejamento estratégico do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no qual se apresentam a missão, a visão, os valores, as estratégias e as ações projetadas para atingir objetivos e metas em um período de cinco anos. A presente edição, elaborada em 2022 de forma participativa, envolvendo toda a comunidade acadêmica, contempla o quinquênio de 2023 a 2027.

O novo plano foi apresentado aos funcionários técnico-administrativos no dia 2 de maio, pela reitora do Unifeso, Verônica Albuquerque, e pela assessora da Direção de Planejamento, Eliane Costa. “O PDI no Unifeso é formulado, revisado, avaliado e utilizado como um documento vivo que norteia todas as atividades acadêmico-administrativas na direção da sua visão, que é ser, até 2027, referência estadual reconhecida pelo ensino de excelência, socialmente responsável e conectado com o mercado de trabalho”, destacou a professora Verônica.

Além da participação de gestores, professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos em diferentes fóruns que resultaram em subsídios para a presente edição do PDI, as etapas do planejamento também contaram com diálogo permanente do Unifeso com a sua Mantenedora, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). Para alguns temas e políticas institucionais, houve, ainda, articulação com as demais unidades mantidas pela Feso, tais como: o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) e o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) que, seguem como cenários fundamentais para inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão do Unifeso. “Por isso, a articulação entre os planejamentos das mantidas foi cuidadosamente considerada durante a elaboração dessa edição do PDI”, disse Eliane.

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) também é peça integrante do PDI e descreve as políticas institucionais e todas as dimensões da organização didático-pedagógica. Contempla, ainda, o perfil institucional, as informações pertinentes ao corpo docente e ao corpo técnico-administrativo, as formas de atendimento e apoio aos discentes, a descrição da infraestrutura dos campi e polos, as dimensões que compõem a avaliação institucional, as diretrizes da gestão financeira e orçamentária, assim como os mecanismos de acompanhamento e revisão do PDI.

A partir das experiências institucionais vividas e dos resultados de diversos processos avaliativos, a principal inovação na versão 2023-2027 do PDI está na forma de construção de metas e indicadores, intrinsecamente relacionada aos mecanismos de acompanhamento e avaliação. “Entendendo que, para pôr em prática as ações projetadas no PDI, a participação da comunidade interna é essencial, pois, de alguma forma, todos estão envolvidos, direta ou indiretamente nesse processo e, por conseguinte, nos seus resultados”, ressaltou Eliane. Ela disse que, a partir daí, deu-se início a rodadas de encontros para divulgação do PDI, apresentando aos gestores, aos coordenadores dos cursos presenciais e a distância e aos funcionários técnicos-administrativos. Acesse o PDI.