Unifeso - Setor de tecnologia cresce em Teresópolis é destaque na imprensa e chama a atenção para curso de Ciência da Computação

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Setor de tecnologia cresce em Teresópolis é destaque na imprensa e chama a atenção para curso de Ciência da Computação

03-02-2023

No final de 2022 foram veiculadas notícias divulgando o crescimento da área de Tecnologia em Teresópolis. Com aproximadamente 300 empresas, o setor registrou um crescimento de 14%. O Unifeso, através do curso de Ciência da Computação, tem grande parcela na contribuição neste crescimento.

Também no fim do ano, o "post" de um ex-professor e também ex-coordenador do curso relatou sua participação na formação do curso de Ciência da Computação. No texto, ele relembrou o início das atividades em 1º de agosto de 1985, com aula de programação em Pascal na ‘Faculdade de Informática de Teresópolis’, como era chamada na época. Na função de professor responsável desta primeira aula, João Falcão expressou o seu orgulho de ter participado da criação do curso que hoje é a graduação em Ciência da Computação do Unifeso. “O desenvolvimento de Teresópolis deve muito a esse curso. A educação transforma as pessoas, e essas pessoas transformam o mundo a nossa volta (...) A educação cria um efeito multiplicador de renda, empregos e bem-estar social”, postou em sua rede social o professor.

O ex-coordenador, cujo filho é um empresário bem sucedido do setor de tecnologia da região, ressalta o grande número de egressos do curso que estão no exterior e no país com carreiras promissoras. Entretanto, ele destaca os que ficaram na cidade e as vantagens que isto traz para a região. “Muitos destes profissionais que formamos ficam na cidade para trabalhar nas empresas daqui, ou abrem suas próprias empresas, e também há empresas que vêm para a cidade sabendo que aqui tem mão de obra qualificada por conta do curso”, notou o professor.

Quem está à frente da coordenação do curso atualmente é o professor Alberto Angonese. Ele observa que “desde a época mencionada pelo professor João, o Unifeso, sempre atento às necessidades da região, procura se reinventar e se adaptar, exercendo com excelência a vocação de servir à sociedade através da qualidade dos profissionais que coloca no mercado. No ano de 2022, o Unifeso formou sua 28º turma do curso de Ciência da Computação, na certeza de ter contribuído novamente com esse crescimento”.

O professor Angonese reconhece que “ainda estamos no início de muitas transformações tecnológicas, e cada vez mais serão necessários profissionais capacitados para realizar tais transformações. A educação e a capacitação de excelência são a chave para que isso aconteça, e o curso de Ciência da Computação está preparado para exercer sua vocação”.

De acordo com as publicações da imprensa (confira: Portal Multiplix e Diário do Rio), atualmente são 297 empresas ativas na cidade. Teresópolis faz parte do Parque Tecnológico da Região Serrana, o Serratec, em conjunto com Petrópolis, Nova Friburgo e Areal. O Serratec possui mais de 400 empresas e 5 mil empregados diretos, a maioria em Teresópolis. Criado em 2019 como instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público, o Parque Tecnológico da Região Serrana desempenha o papel de fomento do arranjo produtivo do setor.



Por Giovana Campos



 


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.