Unifeso - Seminário expõe atividades práticas desenvolvidas pelos alunos de Psicologia

Seminário expõe atividades práticas desenvolvidas pelos alunos de Psicologia

28-06-2022

Criar uma rede viva dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no curso de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Este foi o objetivo do primeiro Seminário de Práticas do Curso de Psicologia: Tecendo Sentidos à Formação, que aconteceu no dia 20 de junho, e contou com sessão de cinema, exposições, roda de conversa e debates.

A proposta do evento foi a de promover a interação entre as turmas do curso e de tecer um novo olhar sobre os trabalhos realizados pelos períodos. A ideia é que o seminário entre para o calendário de eventos fixos da graduação.

“O curso, desde o primeiro período, tem atividades práticas em seu currículo: a IETC, os estágios e as disciplinas de cunho extensionista. Esta é uma concepção política de ensino que o Unifeso tem e que a Psicologia se acopla e, para a nossa profissão, isso é muito importante. Neste evento temos exposição dos trabalhos práticos do primeiro ao sexto período, de 427 alunos, e a proposta é que façamos uma socialização e que possamos compartilhar o que está sendo feito em cada período”, explica a professora Ana Brasílio, coordenadora do curso de Psicologia.

Tatiana Couto, estudante do 4º período, ficou responsável pela monitoria do evento. Ela conta que foi uma oportunidade de intercâmbio entre as turmas. “Este evento é uma oportunidade de promovermos o diálogo, afinal, o primeiro período quer saber o que está sendo feito no segundo, o quarto quer saber sobre o quinto e assim por diante. Vamos ganhando um pouco de experiência naquilo em que estamos ansiosos para viver. E nós, que estamos em períodos mais avançados do curso, acabamos vendo o que os períodos anteriores estão fazendo com um olhar diferente daquele que tínhamos no início”, analisa.

Para Bruna Saragô, estudante do 6º período, trata-se de um evento importante, principalmente neste momento de pandemia, em que os alunos e professores ficaram afastados. “É muito bacana ver que o curso está tomando corpo e se desenvolvendo. Vamos apresentar os trabalhos que fizemos na prática, em articulação com o componente teórico das disciplinas. Vou apresentar um trabalho sobre Psicologia e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Desenvolvemos uma atividade com alunos do 8º ano de uma escola municipal, em maio deste ano”, diz Bruna.

Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso oferece 50% de bolsa para os ingressantes do segundo semestre de 2022 no curso de Psicologia. As inscrições para o Vestibular estão abertas com duas formas de ingresso: via nota do Enem e Redação On-line. Confira todas as informações aqui.