Unifeso - Rosângela dos Reis Oliveira fala sobre mudanças após cirurgia bariátrica

Rosângela dos Reis Oliveira fala sobre mudanças após cirurgia bariátrica

05-09-2023

O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) realizou, no dia 14 de setembro de 2022, a primeira cirurgia bariátrica, na paciente Rosângela dos Reis Oliveira, de Itaboraí (RJ). Após um ano de cirurgia, Rosângela conta que está com a vida completamente mudada.

Ela eliminou 42 quilos em nove meses e precisou reestruturar a rotina, inclusive a da casa. “Nós incluímos o exercício físico em nosso dia a dia, estamos com uma alimentação totalmente diferenciada. Estou vivendo uma oportunidade muito especial, a minha mente mudou, por isso a importância de termos o suporte de uma psicóloga no processo. Hoje vejo a vida de uma maneira diferente, os meus horizontes são diferentes. Agora vou com muita leveza a lugares que eu não gostava muito, como a praia, por exemplo. Não me lembrava da última vez em que tinha dado um mergulho no mar, afinal, tirar a roupa era um problema pra mim, mas agora não é mais, tenho mergulhado e aproveitado a vida de uma maneira muito especial, não só com uma leveza física, mas com uma leveza de presença. Meus dias têm sido incríveis”, conta.

Ela explica que, após a cirurgia, foi importante fazer o acompanhamento com as consultas trimestrais. “Verificar periodicamente o desempenho do meu corpo e das vitaminas foi bem legal, me deu bastante segurança. Passados três meses da cirurgia, tive uma fase com um pouco de queda de cabelo e com as unhas enfraquecidas, mas passou rápido com a ação da nutricionista”, disse Rosângela.

Outro desafio foi a fase de adaptação na academia, um ambiente que ela não costumava frequentar. “Quando você começa a ver os resultados se sente motivada, ganha o gás necessário para continuar avançando. Com isso, retomei a participação em maratonas, algo que eu costumava a fazer há bastante tempo, quando não estava tão pesada. E agora voltei com força total, consegui inserir dez quilômetros na minha rotina, duas vezes na semana, e isso é muito libertador. A sensação de cumprir o percurso é maravilhosa. Tenho vivido dias de muitas libertações, de frequentar os lugares de forma diferente”, destaca.

Tanta mudança física, mental e de vida, fez de Rosângela uma nova pessoa, uma nova mulher, motivando o marido dela a fazer um novo pedido de casamento. “Estou vivendo um novo tempo, e tem sido bem legal! A melhor parte é a de me sentir saudável, de parar para prestar atenção no que eu como, e aquela ansiedade em relação aos alimentos passou. Hoje saio para comer com a minha família e dou prioridade para escolhas mais saudáveis. Nem sempre meu marido e minha filha comem o mesmo que eu, mas fico supertranquila em relação a isso e à minha limitação”, afirma Rosângela.

Conheça o Centro do HCTCO

O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) é um centro multidisciplinar e integrado, em Teresópolis (RJ), destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria.

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: http://unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.