Unifeso - Projeto Indicadores de Vacinação: Unifeso celebra mais de 20 mil registros no mês de julho

09-08-2022

Com o objetivo de atualizar o registro de vacinação na cidade, além de promover pesquisas acadêmicas resultantes dos registros administrativos deste momento, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participa do projeto “Indicadores de Vacinação: Registro de Vacinação do Município de Teresópolis”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A parceria acontece desde 2021, e estudantes do Unifeso atuam no cadastro dos registros de imunização Contra a Covid-19 e na análise dos dados epidemiológicos do município. Daniel Docasar Serafino Silva, estudante do curso de Psicologia, é monitor do projeto no Unifeso e responsável pelo treinamento e pelo acompanhamento dos estudantes.

“Trabalho como voluntário para a Secretaria Municipal de Saúde há um tempo e, durante a pandemia da Covid-19, aprendi sobre a digitação do novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para inserção de dados de forma mais automatizada, em um site mais intuitivo e rápido. Quando surgiu a proposta da prefeitura de fazer uma parceria com o Unifeso para digitação, fui convidado pela instituição para fazer o projeto de monitoria, dentro das experiências que ele já havia vivido na prefeitura. É um momento de trabalho, mas que fazemos questão de que seja divertido e leve”, conta o estudante.

O Programa Nacional de Imunizações é responsável por reunir as informações de vacinação de todo país, com entrada de dados individual e por procedência, permitindo o acompanhamento do vacinado em vários lugares do Brasil, bem como a localização da pessoa a ser vacinada, através dos seus dados cadastrais. Os estudantes do Unifeso estão a pleno vapor com as digitações das doses de vacina aplicadas contra a Covid-19. Depois do início dos trabalhos do novo grupo de digitação, de 5 a 29 de julho foram feitos 20.786 registros.

“O Unifeso tem muito a oferecer a Teresópolis, à prefeitura e aos estudantes. É muito bom fazer parte desta instituição, fiquei feliz em participar desse projeto e espero contribuir para outros”, destaca Daniel.