Unifeso - Professores do Ceso apresentam trabalho na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

19-09-2022

Os professores Luiza Miranda Pernambuco e Roberto Xavier de Almeida, da disciplina de Química, do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) estiveram na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que aconteceu de 31 de maio a 3 de junho, em Maceió (AL). Na ocasião, eles apresentaram trabalhos de Plano de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) apoiados pela Direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

“Participar da 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química foi uma excelente oportunidade de compartilhar experiências na área, na qual tive a oportunidade de assistir excelentes apresentações orais, pôsteres e palestras dos pesquisadores mais renomados do nosso país sobre química e afins. Tivemos o grande prazer de representar a Feso e o PICPq, apresentando o trabalho:  ‘Relevância ambiental e social de  pesquisa científica sobre o uso, armazenamento e descarte de medicamentos e plantas medicinais’, abrangendo os dois projetos dos quais fui orientadora e coorientadora: ‘Conscientização da população sobre a correta utilização, armazenamento e descarte adequado de medicamentos’ e ‘Biodiversidade e os aspectos químicos e medicinais da flora endêmica e comum a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro’, respectivamente”, contou a professora Luiza.

Para ela, a participação em congressos de proporção nacional é fundamental para divulgação das pesquisas realizadas, estimulando os alunos de nível médio e superior, além de ser uma excelente oportunidade para estabelecer e consolidar parcerias com outras instituições de grande relevância. “Temos orgulho de ser Feso e de continuar contribuindo para o contínuo reconhecimento da instituição”, declarou.

Já o professor Roberto destacou que o trabalho apresentado foi resultado da colaboração de dois projetos de pesquisa PICPq desenvolvidos nos anos de 2020 e 2021. “O trabalho apresentado na RASBQ pode ser entendido como a culminância de dois projetos pioneiros na área de Química, envolvendo alunos do Ensino Médio na condição de Iniciação Científica Júnior, da nossa instituição. As investigações elaboradas pelo Grupo de Pesquisa de Moléculas Bioativas (GPMol, como nos denominamos) indicaram a importância da conscientização da população como um todo, desde a idade escolar, a respeito do uso orientado de medicamentos e de plantas medicinais. O trabalho aponta para um significativo desconhecimento da população a respeito das nossas plantas medicinais e das melhores formas de armazenamento e posterior eliminação de medicamentos não utilizados, o que reitera a relevância dos trabalhos desenvolvidos”, contou o professor.

Ele disse que, com satisfação, continuarão desenvolvendo boa pesquisa na instituição, esperando contribuir significativamente em aspectos acadêmicos, socioambientais e econômicos para a comunidade. “É com muito orgulho que levamos o nome da Feso a congressos de divulgação e de produção científica a nível nacional, fortalecendo nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, além de aprofundar parcerias já estabelecidas, como a que temos com a UFRJ, e ampliar a possibilidade de novas colaborações”, declarou.