Unifeso - Poêterê celebra a Semana de Arte Moderna em maratona artística

Poêterê celebra a Semana de Arte Moderna em maratona artística

17-11-2022

O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) se prepara para receber o XXII Festival Poêterê, uma maratona de 12 horas ininterruptas de arte e cultura, que este ano acontecerá no dia 26 de novembro, das 10h às 22h, com entrada franca. O evento terá como tema “Nossa Terra, nossa gente e nossa arte”, uma alusão à Semana de Arte Moderna que, este ano, completa 100 anos.

“O XXII Festival Poeterê, edição de 2022, pretende celebrar os 100 anos do Modernismo Brasileiro e apresenta ao público a sua visão criadora sobre o tema, para tal, teremos espaços plurais de cultura e de lazer, nos quais serão apresentadas diversas atrações em diferentes linguagens, democratizando seus espaços e abrindo caminhos para toda comunidade celebrar o ano 22 de nosso CCFPA de portas abertas”, explica Marcia Tayt-Sohn, diretora Artística do PoêTerê.

Todos os anos, o festival faz uma homenagem a um artista brasileiro. Este ano, a patronesse é Carol Murta Ribeiro, pianista, professora de piano, palestrante, produtora e apresentadora do programa “Encontro com os Clássicos” pela Rádio Catedral 106.7 FM do Rio de Janeiro. Premiada em concursos nacionais e tendo concluído o mestrado em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carol continua atuando em recitais, tanto no Rio de Janeiro, como em várias capitais do país e no exterior.

“O Centro Cultural Feso Pro Arte reitera seu compromisso com a comunidade e corrobora a importância de valorizar toda e qualquer manifestação cultural, respeitando suas origens e sua estética, sejam elas clássicas, modernas ou contemporâneas, reforçando que ser moderno nos dias atuais é respeitar, conviver e exaltar as diferenças”, destacou Edenise Antas, diretora do CCFPA.

O público poderá conferir uma programação variada, para todas as idades, como concertos, apresentações musicais, exposições, apresentação teatral, recitais e muito mais. Algumas das atividades disputadas no Poêterê são as oficinas gratuitas. Veja a programação:

Oficina de Desenho Artístico - Estilo Anime

Com intuito de despertar novos talentos para o desenho artístico do gênero, a oficina abordará as técnicas utilizadas na criação de desenhos no estilo de quadrinhos de Mangá que, quando transportados para a TV ou a internet são nomeados Anime, cuja origem ocorreu no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras) no Japão.

Idade mínima: 10 anos

Horários: 13h30 - 15h (turma I) / 15h30 - 17h (turma II) / 17h30 - 19h (turma III)

Parceria: Professora Marussia Carvalho de Paula

Vagas: 12 participantes por turma (36 vagas)

Local: Hall 1° andar

Oficina de Gastronomia para crianças

Atividade lúdica direcionada ao público infantojuvenil para introdução ao mundo da Culinária, a partir da decoração e degustação de cupcakes e pirulitos de chocolate, ministrado pela estudante de Gastronomia Carol Marques, empreendedora do ramo alimentício.

Idade mínima: 5 anos

Horários: 14h - 15h30 (turma I) / 16h30 - 18h (turma II)

Parceria: Doce Carolina

Vagas: 16 participantes por turma (32 vagas)

Local: Pátio externo

Obs: Crianças com alergias alimentares diagnosticadas não deverão participar da atividade, que incluirá a degustação dos itens produzidos.

Oficina de Teatro Infantojuvenil

Apresentar as técnicas dos jogos teatrais como ferramentas de expressão e interação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas fundamentais para a idade escolar.

Idade mínima: 8 anos

Horários: 10h - 11h (turma I - infantil) / 11h - 12h30 (turma II - pais e filhos) / 12h30 - 15h (turma III - adolescentes)

Parceria: Liv Milla

Vagas: 12 participantes nas turmas I e III / 20 participantes da turma II (44 vagas)

Local: Sala B6 (1° andar)

Oficina de Boneca Abayomi e Contos Africanos

Atividade de produção artesanal de Bonecas Abayomi com contos africanos, com a proposta de apresentar a marcante influência da cultura africana na formação da identidade brasileira.

Idade mínima: 10 anos

Horários: 10h - 12h30 (turma I) / 14h - 15h30 (turma II)

Parceria: Victor Silva – Ponto de Luz Coletivo

Vagas: 10 participantes por turma (20 vagas)

Local: Sala B7 (1° andar)

Oficina de Arte Natural

Introdução ao aproveitamento de materiais da Natureza para a produção de itens decorativos e objetos artísticos.

Parceria: Professora Ivanilde Gallo

Vagas: 10 participantes

Local: Sala B8 (1° andar)

Oficina de Gravura

Introdução às técnicas da Gravura, na perspectiva de sua vivência e valorização como elemento artístico de diferentes culturas.

Idade mínima: 12 anos

Parceria: Professora Izadora Andrade

Vagas: 10 participantes

Local: Ateliê de Gravura do CCFPA (1° andar)

Oficina de Tecelagem

Introdução às técnicas de Tecelagem e aos diversos tipos de teares, materiais e técnicas para a realização de trabalhos com orientação individual

Idade mínima: 12 anos

Horário: 13 às 18h

Parceria: Professora Silviane Lopes

Vagas: 10 participantes

Local: Ateliê de Tecelagem (1° andar)

O Poêterê

Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e de dezembro, o Poêterê reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e da poesia brasileiras. Confira a programação completa da 22ª edição do festival aqui.