Unifeso - Palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as interações abre, oficialmente, o VII Confeso

19-10-2022

A jornada de atividades da sétima edição do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso, o VII Confeso, iniciou nesta terça-feira, dia 18 de outubro, com uma programação diversificada com relevantes assuntos nas áreas da saúde, tecnologia, humanas e meio ambiente. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as interações'' foi o tema eleito para a palestra on-line que abriu, oficialmente, o evento. Para tratar do assunto, foi convidada a professora Palloma da Costa e Silva.

“A terra é nossa casa e precisamos cuidar bem dela”, destacou a palestrante do evento, Palloma da Costa. Ela é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF); MBA em Comércio Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes; Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Lisboa com especialidade em Sistemas Sustentáveis de Energia; Atuação Profissional em Câmbio, Planejamento Financeiro, Orçamento, Custos e Gestão Empresarial.

Em sua apresentação, ela mostrou como surgiu e onde pretendem chegar os ODS, detalhando os objetivos do desenvolvimento sustentável: responsabilidade social, responsabilidade ambiental e responsabilidade econômica. “O desenvolvimento sustentável, segundo a ONU, permite atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer as das gerações futuras”, disse a palestrante.

A professora Roberta Montello Amaral, diretora na Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do Unifeso, juntamente com Anderson Duarte, coordenador de Extensão na DPPE, abriram a live. Eles destacaram que a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) vem com a proposta de reflexões sobre a relação dos  “Resíduos Sólidos” - tema do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deste ano - com o Meio Ambiente, trabalhando com a Agenda 2030 e, especialmente, com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12: Consumo e Produção Responsáveis.

“Com muita alegria que retomamos o nosso Confeso presencial, depois de dois anos on-line por causa da pandemia. O ODS 12 está em nosso PDI e precisamos construir um futuro melhor para as novas gerações, e é isso que estamos trazendo para o nosso Confeso.”, disse a professora Roberta.

O professor Luiz Antônio Pereira foi um dos convidados da abertura e aproveitou a oportunidade para falar um pouco da Sala Verde Unifeso e seus diversos projetos. “Nos últimos anos a temática do Unifeso tem sido a questão ambiental. Tratamos temas como a água, a energia, os resíduos sólidos, entre outros. A Sala Verde está ativa desde 2014, muito ativa na instituição, em que temos muitos projetos de extensão e pesquisa, trabalhando estas problemáticas acerca do meio ambiente e levando para a comunidade acadêmica e comunidade em geral”, explicou o professor Luiz Antônio.

Quem tiver interesse em conferir a palestra na íntegra, basta acessar a gravação no canal do Unifeso no Youtube.

Com atividades presenciais e a distância, o Congresso possui abrangência estadual e acontece até o dia 20 de outubro de 2022.