Unifeso - Orquestra Feso Pro Arte estreia Temporada Sementes

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Orquestra Feso Pro Arte estreia Temporada Sementes

31-05-2023

No último sábado, 27, a Orquestra Feso Pro Arte (OFESP) estreou a Temporada Sementes, uma série própria com diversas datas ao longo do ano de 2023. O evento, que lotou o Salão Nobre do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), foi gratuito e contou com a distribuição de ingressos antecipados. A Temporada Sementes será extremamente diversificada e apresentará ao público uma ampla variedade de estilos musicais. A orquestra é formada por 30 músicos, porém está adotando um modelo flexível que permite adaptar-se às necessidades de cada concerto. A intenção é que o público tenha a oportunidade de conhecer a orquestra em todas as suas facetas.

O público ficou grandemente entusiasmado com a iniciativa e profundamente impressionado nesta primeira apresentação, diante do profissionalismo e do talento dos músicos Denis Lopes, Leonardo Pinto, Helena Camargo, Israel Pessoa, Monique Cabral, Thiago Costa, Victor Cardoso, Marcos Antonio, Clara Santos, André Araújo, Sarah Cesário, Juliana Stacer, Liana Meireles, Márcio Pombo, Ronaldo Diamante e Miguel Bevilaqua. A programação incluiu obras de Villa Lobos, Bachianas Brasileiras, Vivaldi, entre outros clássicos.

Para Denis Lopes, diretor Musical, foi uma estreia muito bem-sucedida. "A Instituição cuidou de nós com extremo carinho. Foi maravilhoso, um sonho realizado, que desperta outros sonhos e que culminará em novas realizações!", previu o artista.

"Nossas sementes foram plantadas e já estamos colhendo os frutos rapidamente. É uma oportunidade estar à frente deste trabalho e presenciar a alegria desse público, dando início a uma nova história com a orquestra. O sentimento é de que todo o esforço valeu a pena. Estamos totalmente empenhados em prosseguir com este trabalho ao longo de muitos anos. Tenho certeza de que todas as sementes que plantamos neste ano gerarão frutos belos e diversos para nossa Instituição, nossa comunidade e, acima de tudo, transformações na vida das pessoas", comemorou Leonardo Pinto, diretor Artístico.

Márcio Pombo, diretor Técnico, avaliou o concerto como um momento extraordinário. "Os músicos que se juntaram a nós são de altíssimo nível, e tocar em um local como a Pro Arte é inspirador. Houve um verdadeiro clima de compromisso. Nos tempos atuais, onde cada vez mais vemos as máquinas assumindo o controle, essa fragilidade humana de subir ao palco, se expor e se conectar com o público é algo precioso", observou Márcio.

Para Juliana Stacher, produtora da OFESP, iniciar a temporada é uma grande realização pessoal. "A vida é assim, apostamos em nossos sonhos para que deem certo", disse Juliana.

O marco foi comemorado com um brinde, em uma recepção ao público organizada pelo Centro Cultural para a abertura do evento, prestigiado por conselheiros do centro cultural, apoiadores, artistas da cidade e membros da comunidade. A professora Edenise Antas, diretora do CCFPA, explanou alguns planos e iniciativas da nova gestão neste processo de reestruturação do Centro Cultural, que teve início no ano passado, além da intenção de expandir e formar novos públicos, por meio de novas parcerias, iniciativas e eventos. "Hoje, somos uma equipe multiprofissional empenhada. Criamos nosso escritório de projetos para captar recursos e viabilizar esse crescimento, pois a qualidade requer investimento. E como uma Instituição séria e respeitada, nos colocamos como captadores de recursos externos para investir em arte e cultura", declarou a diretora, destacando a importância do apoio das empresas Alterdata Software, Riocard Mais e Semove, que patrocinam a Ofesp através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, cujos representantes estiveram presentes no evento.

Marco Freitas, conselheiro do Centro Cultural e presidente do Conselho da Riocard Mais e Semove, parabenizou a Feso por ter abraçado a Pro Arte. "A Semove e a Riocard Mais acreditam que a cultura e a educação são ferramentas para impulsionar o crescimento de nosso país, por isso estabelecemos essa parceria com o centro cultural", disse Marco Freitas.

O presidente da Alterdata, Jose Ronaldo da Costa, declarou-se "muito feliz e impressionado com o que vi hoje. Gostei muito da orquestra e da qualidade dos músicos. Soube que muitos jovens e crianças estão estudando música aqui também. A Feso Pro Arte é um presente para a cidade, e essa iniciativa é maravilhosa. É um prazer poder contribuir", contou.

O Dr. Jorge Bragança, presidente do Conselho do CCFPA, agradeceu a presença e o apoio de todos e reafirmou o compromisso da Feso. "Somos uma fundação com a missão de levar a educação e a cultura para toda a sociedade", enfatizou.

O CCFPA possui uma programação repleta de eventos ao longo deste ano de 2023, que pode ser conferida no site e no Instagram @‌feso.proarte.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.