Unifeso - Médico pós-doutor pela Harvard Medical, Antônio Braga aborda a Ética Médica em Direitos Humanos

03-10-2023

No dia 4 de outubro, estudantes e profissionais que atuam na área da Medicina tiveram a grande oportunidade de receber o Dr. Antônio Braga, Pós-Doutor pela Harvard Medical School, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Ele foi um dos destaques do VIII Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade de Vassouras, ele falou sobre Ética Médica em Direitos Humanos, abordando a essência do cuidado da arte médica, perpassando pela relação médico-paciente, calcada nos valores da ética médica. “A ética médica está estabelecida em seus parâmetros através do Código de Ética Médica, que é o conjunto de normas norteadoras da prática médica no Brasil”, explicou o doutor. “Na minha apresentação, salientei as regulamentações que fazem a interface dos princípios fundamentais da ética médica com os direitos humanos, em especial as questões relacionadas aos princípios bioéticos de beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça, mostrando a importância de obedecer aos preceitos éticos, a fim de garantir uma relação ética com os pacientes, estabelecendo os padrões éticos e bioéticos mais elevados”, contou o médico. Enquanto conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), também mostrou o papel fundamental dessa autarquia federal, “como garantidor do cumprimento das normas éticas, como protetor da sociedade, no que tange aos cuidados médicos e, acima de tudo, um auxiliar para as boas práticas médicas que protejam o profissional médico e a sociedade nos aspectos ligados à assistência à saúde”, explicou o convidado. Por fim, ele agradeceu a oportunidade de ter estado em Teresópolis, “onde é sempre um prazer atuar enquanto membro do Cremerj, em atividades ligadas à formação dos jovens médicos”.

Vestibular de Medicina com inscrições abertas

Quem tiver interesse em ingressar no curso de Medicina, no primeiro semestre de 2024, pode aproveitar a oportunidade e se inscrever no Vestibular do Unifeso.