Unifeso - I Jornada de Investimentos apresenta opções do mercado financeiro

I Jornada de Investimentos apresenta opções do mercado financeiro

27-04-2022

Os estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram, nos dias 25 e 26 de abril, da I Jornada de Investimentos, quando puderam aprofundar os conhecimentos sobre finanças e sobre as possibilidades de investir que o mercado atual oferece.

No dia 25 de abril, o evento contou com a palestra da professora Priscila Pereira Fernandes, que falou sobre finanças, investimento, mercado financeiro e Bolsa de Valores. Já no dia 26, foi a vez do palestrante Bruno Granito Dias da Rosa, egresso do Unifeso, contar a sua experiência sobre a profissão de Trader na Região Serrana e investimentos em criptomoedas (Hold, Yeld e Trade).

“A I Jornada de Investimentos é uma realização junto ao nosso Diretório Acadêmico Saulo Mariano. O dia 25 de abril é considerado o Dia da Contabilidade e do Empresário Contábil, então o evento nesta data veio a calhar. Temos uma quantidade enorme de produtos financeiros e vamos elucidar muitas questões. Queremos crer que esta será a primeira jornada de muitas que virão”, disse o professor Jucimar Secchin, coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis.

“Preparei uma palestra que envolve a cultura do investidor, porque não há como começar a investir sem primeiro construir a mentalidade de investidor, em seguida falarei sobre o planejamento financeiro para se começar a investir e, por fim, sobre os investimentos propriamente ditos, diferenciando-os entre renda fixa e renda variável”, contou a professora Priscila. Ela destacou que, infelizmente, não há uma cultura de investimento no país. “Temos uma parcela muito grande das famílias brasileiras endividadas e, por isso, não conseguem investir. Para multiplicar o dinheiro é necessário ter uma saúde financeira. Porém, vale destacar que há muito conservadorismo em quem investe. Muita gente aposta em poupança porque tem medo de investir em outras coisas. Isso mostra a total falta de educação financeira, pois o risco de se investir na poupança é o mesmo de num CDB, que rende muito mais, por exemplo”, explicou.

O professor Renato Cobo foi moderador da palestra do dia 25 e disse achar que o evento veio em boa hora. “É quase que um apelo social hoje em dia, o tema está sendo muito procurado, há vários livros publicados e cursos. Somos um país ainda da caderneta de poupança, pois as pessoas têm medo do fundo de ações, e o associam à especulação. Porém, o mercado de ações é a essência do sistema capitalista, você poder vender uma parte do seu ativo e continuar dono dele foi uma inovação financeira sem tamanho”, ressaltou o professor.