Unifeso - Jogos Empresariais envolvem calouros e veteranos na dinâmica da criação de uma empresa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Jogos Empresariais envolvem calouros e veteranos na dinâmica da criação de uma empresa

27-02-2020

Todo início de semestre os cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promovem uma atividade chamada Jogos Empresariais, que envolve calouros e veteranos na arte de montar e administrar um novo negócio. No primeiro semestre de 2020, a dinâmica aconteceu no dia 20 de fevereiro e teve como tema o Carnaval.

Os calouros foram desafiados a implantar práticas comuns ao universo administrativo e contábil, desenvolvendo atividades como o gerenciamento de recursos humanos e financeiros, por exemplo, trabalhando com produtos, marketing e criação de logo marca. O mercado foi simulado pelos veteranos dos cursos, que incorporaram os clientes e os fornecedores.

“A ideia da dinâmica é formar grupos, e cada grupo é uma empresa. Os estudantes terão ideia de como é o dia a dia de um empreendedor. Começamos a atividade com a criação do negócio, os alunos simulam compras de insumos e venda de produtos e, ao final, eles apuram o resultado para ver se a empresa deu lucro ou prejuízo. Tudo isso em três horas de atividade. As etapas têm prazos para serem executadas, e os estudantes trabalham sob pressão”, contou Valéria Brites, professora dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. 

Ao final da atividade, os professores dão um feedback para apontar erros e melhorias. Estudantes do primeiro ao quarto ano dos cursos participam frequentemente dos Jogos Empresariais justamente para desenvolverem a prática na área. 

Rebeca Coelho Barbosa, estudante do sétimo período do curso de Administração, conta que os Jogos Empresariais são muito importantes para a integração dos alunos. “Além de darmos as boas-vindas aos estudantes que estão chegando, é uma atividade dinâmica e interessante”, diz. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.