Unifeso - IV Semana da Psicologia tem programação de três dias repleta de atividades

IV Semana da Psicologia tem programação de três dias repleta de atividades

06-09-2023

De 28 a 30 de agosto, aconteceu a IV Semana da Psicologia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O objetivo foi apresentar temas complementares à formação do psicólogo em um evento interdisciplinar e colaborativo entre os docentes do curso de Psicologia e instituições parceiras.

A Semana contou com oficinas, rodas de conversa, workshops, minicurso, exibição de filme, palestras e lançamentos de livros. “Estamos celebrando os 61 anos de reconhecimento do profissional da Psicologia, que ocupa diversos cenários na nossa sociedade e tem apresentado, cada vez mais, a sua importância”, disse Ísis Brito, coordenadora do curso de Psicologia.

A abertura do evento foi marcada pela aula magna “É possível uma integração entre TCC e ACT / TMC no tratamento do TAG?”, ministrada por Bernard Rangé, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Eu me tornei terapeuta cognitivo, e a terapia cognitiva parte do pressuposto de que há uma relação entre as situações, as interpretações que a gente faz das situações, as decorrências emocionais dessas interpretações, e daí os comportamentos que a gente apresenta”, disse Bernard.

Ele contou que a terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma terapia muito estruturada, muito diretiva e que se dirige para metas do cliente. “Fundamentalmente, ela trabalha com as interpretações que o cliente faz, e há um questionamento socrático sobre essas interpretações, para que ele possa refletir e avaliar se aquelas conclusões que está chegando são objetivas, fundamentadas em fatos, ou se são distorcidas pelos mecanismos de interpretação característicos dele”, explicou o palestrante.

Confira a aula magna na íntegra aqui.