CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Biblioteca Central desenvolve projetos para estimular a leitura entre comunidade acadêmica

15/01/2026 11:27:07

Atualizado em 15/01/2026 14:44:04

Em busca de estimular a leitura entre os estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a Biblioteca Central desenvolve projetos que promovem essa aproximação por meio de espaços para a troca de livros. A biblioteca possui também um acervo com obras que discutem temáticas como antirracismo, feminismo, LGBTQIAPN+, povos originários, entre outros.

Estante Solidária

Lançado em 2025, o projeto Estante Solidária coloca em prática o estímulo à leitura entre estudantes dos campi Sede e Quinta do Paraíso, por meio de espaços dedicados para a doação e troca de livros.

Idealizada pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e pelo Sistema Integrado de Bibliotecas do Unifeso (SIB-Unifeso), a iniciativa surgiu de um desejo da comunidade acadêmica de doar obras que enriqueçam o conhecimento dos alunos, embora em todos os livros tratem de temas técnico-científicos, tratando também de literatura geral.

"A Estante Solidária é um espaço para compartilhar conhecimento, ideias e histórias. É um projeto que busca transformar vidas por meio da leitura e do acesso à informação", comentou a gestora do SIB-Unifeso, Cristina Bandeira.

Os locais para doações de livros estão instalados permanentemente nas áreas de circulação do Unifeso.

Acervo Pluralidades

Outro destaque é o Acervo Pluralidades, inaugurado em 2023, que atualmente conta com 170 títulos e 492 exemplares. Localizado na Biblioteca Central, o espaço nasceu de uma iniciativa entre o NDH, a Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra (LASPNegra) e a Liga de Saúde Interdisciplinar LGBT.

As ligas acadêmicas possuem um papel importante na formação deste acervo, uma vez que são responsáveis pela busca de novos autores para compô-lo. Por meio deles, a instituição valoriza os diversos autores que permitem aos alunos se tornarem pessoas e profissionais mais críticos na sociedade.

Por: Raphael Branco

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços.
Ao acessar nosso site, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nosso Portal de Privacidade e veja o nosso Termo e Condições de Uso do Site e a nossa Política de Privacidade.