
07/11/2025 18:13:10
Os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) apresentam a 1ª Feira da Construção Civil do Unifeso (Construfeso), que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no campus Quinta do Paraíso. O evento, que tem como tema “Construções Sustentáveis que transformam o futuro”, promete ser um espaço de integração e troca de conhecimentos, reunindo profissionais da engenharia, da arquitetura e da construção civil, além de empresas do ramo, estudantes e a comunidade interessada.
A Construfeso foi idealizada pelos estudantes dos cursos, que pensaram nas palestras e fizeram convites às empresas participantes. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e da Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil.
“Estou bastante feliz com a participação dos estudantes e das autoridades presentes. O mercado da Engenharia Civil na nossa cidade é bastante aquecido, todos os nossos estudantes estão trabalhando ou fazendo estágios na área. Reunir essas empresas que recebem os nossos estudantes, é muito importante para a instituição, que qualifica e forma profissionais para este mercado”, destacou a professora Eliane Mesquita, coordenadora do curso de Engenharia Civil do Unifeso.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso, professora Letícia Prudente, também destacou a importância da participação dos estudantes na elaboração e organização do evento. “Os estudantes indicaram a maioria dos palestrantes, estamos com um time de peso. É importante para a região serrana debatermos a construção civil numa linha mais sustentável. A provocação é justamente pensar na área da Construção Civil dentro desta lógica, pensar numa melhor eficiência energética, principalmente nesse momento de mudanças climáticas. Acho que o papel da universidade é trazer esse debate”, pontuou Letícia.
Para a diretora Acadêmica das Ciências Humanas e Tecnológicas, Vivian Paim, trata-se de um evento que vai além dos muros do Unifeso. “Teresópolis tem um mercado de construção bastante aquecido, e estamos reunindo empresas e instituições para debater este mercado e as novas tecnologias. A Construfeso é um pontapé para uma série de eventos que visam ter um espaço de discussão para a construção civil, reunindo arquitetura e engenharia civil na cidade”, disse.
O conselheiro do Crea-RJ Osvaldo Neves participou do evento como palestrante e destacou o campo de trabalho na Região Serrana do Rio de Janeiro. “A engenharia é multifacetada, e eu acho que tem um campo de trabalho muito amplo nessa região do estado. Há várias construções, prédios novos, empreendimentos e, nesse aspecto, é fundamental formar profissionais com uma boa base para poder depois desenvolver a carreira profissional”, pontuou.
Sydnei Menezes, presidente do CAU-RJ, esteve pela primeira vez no Unifeso e falou sobre a importância da aproximação do Conselho com a instituição de ensino. “Esse evento, para nós, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, tem um significado muito especial, porque além da aproximação institucional do conselho com o Unifeso, temos a oportunidade de conversar sobre a importância do exercício profissional da arquitetura e urbanismo, porque é uma atividade muito focada para a transformação e melhoria da vida das pessoas e também da vida das cidades”, ressaltou.
Por Juliana Lila