24/10/2025 18:27:19
O campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) esteve movimentado durante a 10ª edição do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (X Confeso), com uma programação extensa promovida pelo curso de Medicina Veterinária. As atividades ocorreram entre os dias 21 e 23 de outubro e contaram com participações de estudantes, professores e convidados externos.
Um dos destaques da edição deste ano foi o III Dia da Cabra e da Ovelha, que aconteceu na terça-feira (22) com a participação de produtores locais da caprinocultura e ovinocultura.
Organizado pela Liga Acadêmica de Produção Animal (LAPA), o evento promoveu a troca de experiências entre produtores e comunidade acadêmica. As palestras tiveram como temas “Projeto Capriana: a importância da caprinocultura no Brasil”, “Construindo rebanhos leiteiros de alta performance com morfologia e controle produtivo”, além de “A ensilagem como estratégia de conservação de forragem para caprinocultura leiteira”.
Esta última, feita pela zootecnista Karollyne dos Reis Oliveira, abordou a expansão da silagem nos últimos cinco anos no Rio de Janeiro. “A caprinocultura leiteira no estado, em sua maioria, é feita em confinamento e utiliza bastante da silagem como fonte de alimentação para os animais, então saber como avaliar, fornecer e melhorar a qualidade desse alimento fornecido à criação, e estimular o interesse dos alunos sobre esse tema, irá contribuir bastante para sua formação acadêmica e profissional”, disse.
XV Dia do Peixe
Ainda durante o X Confeso, houve a 15ª edição do Dia do Peixe, evento organizado pela Liga Acadêmica de Aquicultura e Pesca (LAAP).
O evento reuniu todos os estudantes do curso de Medicina Veterinária para uma série de outras palestras relacionadas à produção de peixes e seus derivados, encerrando-se com um almoço elaborado a partir da produção de tilápias.
X Confeso
O X Confeso aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro com atividades nos campi Sede e Quinta do Paraíso e no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Com uma programação diversificada, que inclui conferências, minicursos, mesas-redondas e comunicações orais, o Confeso reafirma o compromisso do Unifeso com a educação, a ética, a diversidade e o desenvolvimento humano.
Por: Raphael Branco