O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) celebrou, no dia 9 de setembro, seus 25 anos de trajetória. O evento, realizado em alusão também ao Dia do Médico Veterinário, reuniu estudantes, egressos, professores, ex-coordenadores e representantes de entidades da área em uma manhã marcada por confraternização, lembranças e reconhecimento à importância da profissão.
A comemoração foi organizada pelo Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária Newton Cruz, em parceria com a coordenação do curso, e contou com uma programação diversificada, incluindo falas emocionadas, homenagens e um bate-papo especial com ex-coordenadores e representantes da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro. Entre eles, marcaram presença Antônio Carlos Ferreira, Rogério Alvares, Orli Carvalho da Silva, José Hélio Bahia Pradera e Carolina Sant'Anna.
O atual coordenador do curso, professor André Vianna Martins, destacou a relevância do trabalho coletivo ao longo desses 25 anos.“Nosso papel, junto à instituição e aos ex-coordenadores, sempre foi oferecer um curso de qualidade. A instituição apoia a medicina veterinária com seriedade, reconhecendo sua importância, e nós seguimos firmes na defesa da profissão. É uma alegria ver ex-alunos que hoje ocupam espaços de destaque, inclusive em cargos políticos e em conselhos profissionais”, ressaltou.
Alguns ex-alunos que fizeram a diferença ao longo da trajetória do curso como membros do Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária Newton Cruz também proferiram discursos emocionantes. Foram convidados os médicos veterinários Vinícius Damazio, Anna Carolina, Fábio Parreira, Beatriz Sturm, Maria Fernanda, Débora Haack, Juliana Virgínio e Raquel Bade, que contaram aos presentes histórias pessoais atreladas à história do curso.
A comemoração pelos 25 anos do curso foi considerada um grande sucesso pela comunidade acadêmica. A celebração contou com semanas de preparação, envolvendo desde a definição do cronograma até a atenção a cada detalhe da organização. Segundo Monalisa Souza Jeronimo, presidente do Diretório, o evento foi além das expectativas: “A ideia inicial era algo mais simples, mas decidimos tornar a data ainda mais especial”. Entre os destaques, estavam as fotos antigas espalhadas pelo auditório, que mostraram a trajetória do curso desde a construção do campus, e os vídeos enviados por ex-alunos, que emocionaram o público ao relembrar turmas, professores e momentos marcantes.
Com homenagens, memórias e reencontros, a celebração reforçou a importância da história do curso e deixou lembranças que, segundo Monalisa, “ficarão guardadas por muitos anos”.
A embaixadora do curso, Patrícia Amaral, dispensou homenagens aos docentes do curso e compartilhou sua emoção com o público. “Estou muito feliz em ver aqui pessoas que fizeram parte da primeira turma, professores e colegas que marcaram a trajetória do curso. Tenho muito orgulho de ser embaixadora de um curso tão especial”, declarou.
Por Giovana Campos