Um grupo de alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) marcou presença na Bienal do Livro Rio 2025, que aconteceu entre os dias 13 e 22 de junho no Riocentro, na capital fluminense. A viagem foi organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) que possibilitou ao grupo participar de uma palestra com personalidades renomadas do Brasil e exterior sobre transformação social.
Com objetivo de promover o enriquecimento cultural, valorização da leitura e contato com obras e autores que contribuem com a formação crítica e humanizada da sociedade, o centro universitário, por meio do NDH, promoveu a visita com alunos dos cursos de Direito, Farmácia, Medicina e Psicologia.
Acompanhados por monitores do NDH e alunos da Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra (LASPNegra), a visita técnica também contou com participação dos professores Cláudia Vaz, Felipe Cavaliere Tavares e Tainah Sales.
Além de experimentarem todas as atrações desta edição da Bienal do Livro Rio 2025, o grupo marcou presença como expectador da palestra “Narrativas que Transformam”, com participação da atriz brasileira Taís Araújo e da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Ao longo da discussão entre as palestras foram abordados assuntos como o poder das narrativas na construção da identidade individual e coletiva, com ênfase nas experiências femininas e negras. As duas artistas, cada qual na sua área de atuação, destacaram exemplos do papel da mulher negra na mídia e também do pensamento feminino no imaginário social.
“A palestra gerou reflexões importantes sobre o poder da palavra na cura de traumas sociais e individuais. A fala de Chimamanda reforçou o compromisso com a escuta ativa, o respeito às múltiplas vivências e a valorização de histórias diversas como ato político e humanizador”, compartilhou um dos integrantes da visita realizada pelo Unifeso.
Por: Raphael Branco