O Centro Cultural Feso Pro Arte realizou mais uma grande festança na última semana. De 3 a 5 de junho, aconteceu o 4º Arraial Feso Pro Arte, que neste ano contou com a parceria da Academia de Cultura Popular. O evento recebeu mais de 1.200 pessoas que passaram pela bela cidade cenográfica ao longo dos três dias de festejo.
O espaço, especialmente preparado para o evento, contou com uma vila tradicional cenográfica de 65 metros de extensão, com destaque para uma charmosa igrejinha ao centro da praça, dando vida à atmosfera típica das festas do interior. Toda a cenografia foi desenvolvida pela equipe da Pro Arte, e reuniu música, dança, arte, memória e diversidade em uma celebração vibrante da cultura popular.
Na quinta-feira, dia 3, os projetos sociais e culturais da Feso Pro Arte brilharam com apresentações emocionantes voltadas para familiares e amigos. Sob a coordenação do professor Alex Rocha e do Centro de Dança Attitude, jovens talentos encantaram o público com coreografias cheias de energia. O Coral 50+ Feso Pro Arte subiu ao palco divertindo o público com a interpretação de um repertório popular e muito empolgado. À noite, a Banda Mandacaru aqueceu os corações e espantou o frio com muito forró e tradição.
A sexta-feira, dia 4, trouxe atividades culturais conduzidas pelos Institutos Ama Leitura e Alma, dentro do Projeto GIS, levando contação de histórias e expressões da cultura popular a todos os cantos da cidade cenográfica. À noite, o Trio Gaborges assumiu o palco com a participação especial da cantora Estrella Marra. O concurso de forró animou o público, enquanto as escolas de dança da cidade levaram ao espaço apresentações cheias de ritmo e alegria.
O sábado foi marcado pelo bom humor da personagem Vovó Lili, interpretada pelo ator Elias Gofman, que divertiu o público com sua irreverência e carisma. O tradicional leilão voltou com força total, agora comandado pela neta do lendário leiloeiro Sr. Oswaldo — figura histórica das festas populares de Teresópolis. O Centro de Dança Attitude deu um show de fofurice nas apresentações de ballet julino, reunindo uma galera linda na cidade cenográfica. O grande encerramento ficou por conta do espetáculo musical Baião das Estrelas, que reuniu cerca de 400 pessoas para uma noite inesquecível. A esquete teatral "Vai Casá, Uai!", do grupo Poética em Cena, encantou o público com uma releitura diversa e alegre do clássico casamento na roça. A quadrilha profissional do grupo Dias de Dança emocionou com sua beleza e sincronia, e a banda Baião das Estrelas fechou a noite com chave de ouro. Ao final, todos se reuniram em uma grande quadrilha julina, celebrando a cultura, a tradição e a união comunitária ao som das músicas típicas que aqueceram a alma dos presentes.
“O Arraial Feso Pro Arte já se tornou uma tradição no nosso calendário cultural, reunindo pessoas de todas as idades em torno da música, da dança, da culinária e das expressões populares. Neste ano, a parceria com a Academia de Cultura Popular fortaleceu ainda mais essa proposta. A cultura é feita de diversidade. O direito à cultura, à educação e ao respeito deve ser garantido a todos os fazedores de cultura, artistas e produtores”, destacou a diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, Edenise Antas.
Por Giovana Campos
Com informações de Giovanna Venture (assessora na Academia da Cultura Popular)