Na última sexta-feira, 25 de junho, alunos do primeiro período do curso de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizaram uma visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a fim de vivenciar na prática trabalhos da equipe que atua em Teresópolis.
Durante o tempo que permaneceram na sede da unidade, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis (SMS), na Rua Júlio Rosa – Tijuca, os estudantes conheceram toda a dinâmica que envolve a equipe multiprofissional do SAMU, incluindo: protocolos de atendimento; comunicação com a Central de Regulação Médica; e os demais desafios enfrentados diariamente durante cada ocorrência.
Desta maneira, eles puderam conhecer as funcionalidades das ambulâncias que compõem a Unidade de Suporte Básico e a Unidade de Suporte Avançado, além de compreender a importância de compreender a atuação coordenada das equipes nas respostas aos chamados da população.
A atividade proporcionou um espaço de troca entre estudantes e os integrantes da equipe do SAMU, que é composta por enfermeiros, estudantes, condutores-socorristas e técnicos de enfermagem. Juntos, eles compartilharam experiências e destacaram os principais desafios enfrentados no desempenho de suas funções, enfatizando a importância do trabalho em conjunto para garantir um atendimento adequado.
Ao final da atividade, foi realizada uma roda de conversa em que os estudantes puderam expressar suas impressões, tirar dúvidas e discutir possíveis formas de atuação profissional na área de Urgência e Emergência.
Integração com a sala de aula
Organizada pelos professores Ana Cristina Dutra, Alexandre Magno, Claudia Motta, Eduardo Bockmann e Letícia Moreira, a atividade faz parte da disciplina Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETEC I).
As visitas técnicas ao serviço de emergência têm o potencial de conectar o curso de Biomedicina às necessidades da população, estabelecendo uma relação concreta entre o conhecimento científico e a prática social.
Por: Raphael Branco