Unifeso - III Competição de foguetes de garrafa PET reúne 20 equipes e registra novo recorde

04-07-2023

No dia 1º de julho, o céu do campus Quinta do Paraíso ficou diferente. Foi quando aconteceu a III Competição de foguetes de garrafa PET, envolvendo os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil.

A competição é um projeto de extensão da disciplina de Introdução à Física, que visa o lançamento de um foguete caseiro, feito a partir de garrafas PET, cujo objetivo principal é desenvolver um tipo de propulsão de três formas diferentes: da pressão interna acumulada no foguete com uma bomba de ar; da pressão interna gerada a partir da reação de neutralização do ácido acético e do hidrogênio carbonato de sódio; e da energia potencial elástica gerada por uma mola de aço (atuador pneumático). Destes três casos, as equipes escolheram um modelo e tiveram de justificar o descarte dos anteriores.

“Esta edição é a que teve mais competidores inscritos, com cerca de 20 lançamentos. Trata-se de uma atividade lúdica e experimental, que visa abordar os conceitos vistos em sala de aula, como as Leis de Newton e conceitos de velocidade, de energia”, explicou o professor Rosembergue Brasileiro da Rocha Freire Junior.

Após a confecção das bases e dos foguetes, as equipes estavam concentradas para que tudo desse certo no momento da disputa. “Estávamos muito animados com essa competição, ainda mais quando o professor Rosembergue falou que havia um recorde, queríamos batê-lo. Não imaginávamos que o nosso foguete iria tão alto. No primeiro lançamento ele atingiu 163 metros; no segundo ele sumiu na mata do campus! Estipularam que ele atingiu 189 metros, mas provavelmente foi ainda mais alto. O sentimento de bater o recorde é muito bom, querendo ou não é uma competição!”, disse Natan Oliveira, estudante do 3º período de Ciência da Computação e membro da equipe campeã do curso.

Para Luiz Carlos Sousa, também participante da equipe vencedora de Engenharia Civil, passar na disciplina foi a grande vitória. “Estou feliz, deu tudo certo, passei em Física! Acredito que teríamos batido outro recorde se o foguete não tivesse sumido”, destacou.

O foguete da equipe vencedora do curso de Engenharia Civil atingiu 122 metros de altura. “Foi uma experiência bacana, cada um da equipe ajudou um pouco. A montagem do foguete e a aerodinâmica deram um pouco mais de trabalho. Fizemos muitos testes, falhamos algumas vezes, mas foi uma experiência bacana”, contou Gabriel Daflon, estudante do 2º período de Engenharia Civil.