Unifeso - Estudantes do Unifeso realizam visita técnica ao CRA e ao CRC, no Rio

Estudantes do Unifeso realizam visita técnica ao CRA e ao CRC, no Rio

19-12-2022

Estudantes do curso de Administração do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizaram, no dia 25 de novembro, uma visita técnica à sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). No mesmo dia, os estudantes de Ciências Contábeis visitaram a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ).

Durante a visita ao CRA-RJ, os alunos acompanharam os diversos setores da instituição, explicados pelo chefe da Assessoria de Relações Acadêmicas, Raphael Monteiro. A visita teve início no Espaço Coworking, área de convivência destinada a estudantes e profissionais de Administração. Os estudantes conheceram os setores de fiscalização e registro, as áreas de informática e Recursos Humanos, além do plenário Adm. Abílio de Freitas e do auditório Adm. Gilda Nunes.

Raphael Monteiro relatou os processos de modernização e inovação que acompanharam o Conselho ao longo dos anos. “O Conselho, como uma Autarquia Federal, se modernizou e conseguiu se enquadrar na economia 4.0. Eu acho isso muito legal e sempre tenho falado com os alunos, pois muitas vezes a gente acha que um órgão federal, estadual ou municipal costuma ser burocrático. No entanto, o CRA-RJ consegue enxergar as vantagens da tecnologia, da inovação e dos processos, causando um impacto positivo. Isso é uma coisa muito legal para nós gestores como um todo, independente da área que você estiver trabalhando, seja pública, privada ou até mesmo na sua própria empresa”, apontou Raphael.

No auditório Adm. Gilda Nunes, o Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm, participou do encerramento da visita técnica, traçando um histórico da evolução da profissão até os seus dias atuais para os alunos que estão se formando em Administração pelo Unifeso.

Já na visita ao CRC-RJ, os estudantes conheceram as estruturas da sede do Conselho e foram presenteados com o livro de bolso do profissional da Contabilidade e “Estudos de casos de perícia”, do vice-presidente de pesquisa e estudos técnicos, Ril Moura. Os alunos foram recebidos pelo diretor de relações institucionais do CRC-RJ, Felipe Ribeiro.

“As visitas ao CRA-RJ e ao CRC-RJ retomaram a nossa rotina de visitas técnicas presenciais interrompidas em 2020 pela pandemia, que eram comuns ao menos uma vez por ano. Os estudantes foram acompanhados por mim e pelos professores, Telma Freitas e Renato Cobo. Foi enfatizada a importância da aproximação de nossos estudantes com seu futuro conselho, a Casa do Administrador e extensão da atuação do CRA-RJ em prol de nossa categoria profissional. Também presenciamos a importância e a extensão da atuação do Sistema CFC/CRCs em nível nacional e sua permanente presença junto aos ambientes acadêmicos”, destacou o professor Jucimar Secchin, coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso.

Por Juliana Lila, com informações dos sites do CRA-RJ e CRC-RJ