Unifeso - Estudantes de Medicina e de Enfermagem participam da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

24-03-2020

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou dia 23 de março, em Teresópolis, e contou com a colaboração voluntária de estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O posto montado na praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, e as unidades de saúde receberam o público-alvo e profissionais da saúde durante o dia e imunizaram sete mil idosos.

A procura foi tanta que o primeiro lote da vacina acabou. A campanha de imunização na cidade está paralisada e será retomada nesta quinta-feira, dia 26 de março, quando a prefeitura receberá o segundo lote com as doses. Renata Mendes, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Unifeso, conta que, para a próxima quinta-feira, serão mobilizados cerca de 50 estudantes. “Eles serão divididos para atuarem em todas as unidades de saúde, incluindo a zona rural”, disse.

Alice Damasceno Abreu, estudante do quinto período do curso de Enfermagem, participa desse tipo de ação há mais de quatro anos e trabalhou no primeiro dia de vacinação contra a gripe. Segundo ela, os estudantes fizeram atendimento com marcação de visita domiciliar para acamados acima de 75 anos e vacinaram idosos acima de 75 anos no esquema drive thru, ou seja, os idosos não precisaram sair dos automóveis para receber a vacina. “O dia foi complexo, mas fluiu bem. Para nós, do quinto ano, essa ação é muito importante e agrega muito a nossa formação. Nunca participei de uma campanha que tivesse o emocional tão carregado. Estamos com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dando o sangue, mas com o emocional bem abalado por conta da pandemia do novo coronavírus”, contou Alice.

Quando a vacinação for retomada na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde vai dar continuidade à imunização dos idosos na faixa etária a partir dos 75 anos. Um novo cronograma deve ser elaborado para as demais faixas etárias e grupos que precisam ser imunizados.