Unifeso - Estudante autista conclui com louvor a graduação em Farmácia

Estudante autista conclui com louvor a graduação em Farmácia

27-12-2021

O dia 6 de dezembro foi especial para o estudante, agora egresso, Marcelo Seraphin de Oliveira Hottz. Após sete anos cursando a graduação em Farmácia, ele finalmente apresentou com louvor o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “A experiência de um estudante autista no Ensino Superior: desafios e avanços”.

Marcelo possui o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). A mãe do estudante, Marli de Oliveira, estava presente na apresentação e contou um pouco sobre as lutas e vitórias que tiveram.

“Ele está sendo um dos primeiros a conquistar um diploma universitário na nossa família. Não fiz faculdade, mas praticamente estou me formando com ele, pois várias vezes tive que ajudá-lo, principalmente, durante as aulas on-line. Comecei a incentivá-lo a imprimir tudo, pois, para ele, ter algo palpável facilita o aprendizado. Foi um desafio deixá-lo sair de casa à noite e voltar tarde, após as aulas, mas nunca cortei as suas asas. Sempre acreditei nele e não sei daqui pra frente como vai ser. Apesar de ser muito inteligente, Marcelo é imaturo e, por isso, acabou ficando sete anos na faculdade. O Unifeso abraçou a causa, tivemos muita ajuda dos orientadores do Nappa, fomos muito bem assistidos. Essa vitória está sendo dele, minha e do Unifeso, que soube entender a nossa situação”, disse Marli, que também tem outra filha, formanda em Medicina Veterinária pelo Unifeso.