Unifeso - Empreendedorismo e Inovação será componente curricular institucional para diversas graduações a partir deste ano

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Empreendedorismo e Inovação será componente curricular institucional para diversas graduações a partir deste ano

21-02-2020

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, estudantes do 5º período dos cursos de Engenharia Civil, Ciência da Computação, Administração e Ciências Contábeis participaram das primeiras aulas presenciais do componente curricular institucional Empreendedorismo e Inovação.

Como estratégia pedagógica para estes cursos, duas empresas locais foram convidadas, a Genesis Construtora e a Indeva Marketing e Serviços Digitais. Os executivos dessas duas empresas apresentaram seus cases, baseados em desafios, para serem estudados pelos grupos de estudantes. Foram eles Rogério Branco, diretor da Gênesis Empreendimentos e ex-aluno do Unifeso; e Leonardo Santos, CEO e Fundador da Indeva (recém adquirida pela VTEX), uma plataforma SaaS que potencializa resultados no varejo físico. 

Formado no Unifeso em 2005 pelo curso de Administração, Leonardo já demonstrava talento e interesse na área que foi promissora em sua carreira. O tema da monografia dele foi “A importância do desempenho logístico no comércio eletrônico”, assunto que até hoje se mostra muito aquecido e relevante no mercado de trabalho. Atualmente, ele é especialista no aumento de produtividade em vendas e gestão de equipes em lojas físicas. “Hoje atendemos a todo o Brasil, a empresas do mercado nacional de varejo”.  

No encontro com os estudantes do Unifeso, ele apresentou a empresa e contou este processo de aquisição pela multinacional brasileira de tecnologia, a VTEX, que tem o foco em integração de comércio eletrônico. Um dos temas que ele abordou foi a transformação digital que vivenciada hoje no varejo. “Quando falamos de transformação digital pensamos logo em tecnologia, e o grande impacto nesta mudança foi o comportamento do consumidor, do quanto o digital passou a mudar isso nas pessoas. Por isso abordamos os desafios para as operações da loja física diante este novo cenário“, contou Leonardo. O executivo entregou ainda quatro cases da empresa dele aos estudantes para que, ao fim do semestre, os grupos apresentassem soluções ao fim do semestre, investindo nas ideias mais criativas. 

A professora Luciana Lopes, coordenadora do componente Empreendedorismo e Inovação, explica que hoje o componente atende a 10 cursos da Instituição, nas áreas de Humanas e Sociais, Saúde e Tecnologia, envolvendo as turmas que estão cursando o quinto período. No entanto, este número de cursos vai aumentar de acordo com que as turmas dos novos cursos chegarem ao quinto período. 

Segundo Luciana, o conteúdo online é o mesmo para todos os cursos, mas a estratégia pedagógica no presencial é específica para cada um. “A prática foi adaptada para cada área, visando tornar o componente mais atrativo”, coloca. Para os cursos da área da saúde, por exemplo, ela destaca que serão trabalhadas atividades voltadas para o empreendedorismo social. “Ser empreendedor não necessariamente tem a ver com a carreira da pessoa, mas com a vontade e empreender, mesmo em áreas que se desconhece”, notou Luciana. 



Vestibular prorrogado

O Unifeso prorrogou, até o dia 28 de fevereiro, o período para a realização das inscrições, das provas de redação e das matrículas para o ingresso no primeiro semestre de 2020, em diversos cursos. Os interessados em participar do Vestibular Geral 2020.1 devem se inscrever, gratuitamente, pelo do site (unifeso.edu.br) ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento. 





Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.