Unifeso - Dicas para se preparar para o Vestibular

Dicas para se preparar para o Vestibular

03-05-2022

O momento do Vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é tenso na vida da maioria dos jovens que se dispõem a cursar uma graduação. Trata-se do período em que é posto à prova tudo o que foi assimilado ao longo dos anos da Educação Básica, além de ser a hora em que temos que escolher a profissão na qual pretendemos atuar ao longo da vida adulta. A pressão é grande, o volume de estudos é enorme e o tempo é curto.

Por isso, seguir algumas dicas é premissa básica para “sobreviver” a esse período e angariar bons resultados. A devida organização do tempo e das atividades pode deixar esse período mais tranquilo. Seja individual, seja em grupo, a disciplina durante o tempo de preparação é, sem dúvidas, o item mais importante na rotina de um estudante.

“A primeira e fundamental dica é uma leitura atenta dos enunciados e das opções de respostas, pois, em muitas provas, observamos uma orientação nos enunciados. É importante também estar sempre atento aos principais acontecimentos da atualidade, seja nos campos da política, da ciência, da economia e da cultura”, diz Robson Lessa, professor das disciplinas de História e Atualidades de todas as turmas do Ensino Médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso).

Gláucio André da Silva, professor de Geografia do Ceso, concorda. Ele destaca que atenção ao enunciado é fundamental, já que se faz necessário que o aluno, antes de partir para a voz de comando da questão, saiba do que enunciado está tratando. “O enunciado das questões são o norte, mesmo que o aluno não concorde com ele, tem que se ater àquilo que se está falando. Infelizmente, nos últimos concursos do Enem, as provas não são contextualizadas, como eram no início, hoje são bem conteudistas”, comenta.

Outra dica é eliminar as alternativas da questão. “Tem alternativas absurdas, na maioria dos casos, então a escolha fica entre duas opções e aí a certa vai ser aquela que esteja em consonância com o enunciado e a voz de comando. Se o aluno souber dosar o tempo, às vezes uma questão ajuda a responder outra, é preciso dar uma olhada nas questões e colocar do lado do enunciado qual é o assunto. Uma habilidade que está gerando muitos problemas, sejam quais forem as disciplinas, é leitura e interpretação. Essa habilidade é superimportante”, ressalta o professor Gláucio.

Especificamente sobre a disciplina de Geografia, ele também dá uma dica de ouro. “Em Geografia palavras impositivas, como ‘sempre’, são indicativo de que a resposta correta não é essa. Ciências Humanas têm muitas variáveis, principalmente a Geografia Humana”. Gláucio aponta que o segmento da Geografia Física vem caindo muito nos últimos vestibulares, ela não permite o "se" (condição), sendo bem próxima das disciplinas de Matemática, Química e Física. “Já em relação à Geografia Humana, é importante que o aluno tenha um bom embasamento em História e Atualidades, afinal, muitas questões podem ser resolvidas mesmo que o aluno tenha esquecido o conteúdo de Geografia”, destaca o professor.

Por fim, Gláucio também recomenda que o estudante se prepare para uma maratona psicológica. “Muitas vezes as respostas das questões parecem improváveis, mas o aluno precisa acreditar no óbvio, pois muitas repostas são óbvias mesmo, e ele não acredita nessa possibilidade”, lembra.

Trio de professores oferece conteúdo exclusivo para vestibulandos de Medicina

O Unifeso convidou três professores feras para darem um aulão aos candidatos a MedTerê (vestibulandos de Medicina). São eles: o professor de Matemática Rodrigo Sacramento @professorsacramento, que apresentou o diferencial que o estudante precisa para a prova; a professora Carol Mendonça @professoracarolmendonca, que arrasou nas dicas de gramática, de redação e de interpretação de textos; e o Monstrão da Química @monstraodaquimica, professor Marcus Ennes, que preparou um conteúdo bem interessante com temas polêmicos, como suplementação, exame toxicológico e suas substâncias, entre outros. Quem tiver interesse em ampliar os conhecimentos nestas três disciplinas e conferir as dicas preciosas dos professores para fazer bonito no Vestibular, pode pode conferir o aulão na íntegra aqui.

Inscrições abertas para processo seletivo

Vale lembrar que as inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. São duas formas de ingressar: via prova on-line ou nota do Enem. Confira aqui o edital e inscreva-se.