Unifeso - Conheça o trabalho de algumas das Ligas Acadêmicas de Medicina

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conheça o trabalho de algumas das Ligas Acadêmicas de Medicina

17-06-2022

Ensino, Pesquisa e Extensão. Estes são os princípios do tripé universitário que orientam as atividades das Ligas Acadêmicas, entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, em que se busca aprofundar temas em uma determinada área da Medicina. A importância destas organizações já foi enfatizada na matéria da última semana (confira aqui) e, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) os acadêmicos de Medicina têm se dedicado para dar continuidade, reativar e até criar novas ligas, contribuindo para uma formação cada vez mais mais ampla e completa. Conheça algumas delas por seus representantes. 



- Liga de Anestesiologia professor Guilherme Alencar  



A liga foi fundada há aproximadamente 16 anos, na modalidade estritamente teórica. Em 2015, o Dr. Guilherme Alencar assumiu essa entidade como professor responsável. “Com uma visão ampla, o professor resolveu conectar o módulo teórico ao prático através da inserção dos ligantes no ambiente hospitalar em específico na área de anestesiologia, sendo seguida toda a tramitação necessária para certificação dos participantes. Uma tradição, que se mantém ativa, e sendo adotada como modelo por outras ligas acadêmicas. Como resultados dessas atividades, temos: trabalhos científicos publicados em revistas e congressos de grande expressividade na especialidade, além da satisfação dos estudantes pela oportunidade duma proximidade com a anestesiologia. Recentemente, o professor foi homenageado com a inserção do seu nome na liga acadêmica, assim sendo apresentada como Liga de Anestesiologia Professor Guilherme Alencar- LAPGA”, contou o estudante João Pedro Santa Cruz, representante da liga. Ele também fala pelas duas ligas seguintes:



- Liga de Urgência e Emergência de Teresópolis 



“Pretendemos inserir os alunos neste cenário, através de um projeto de extensão, neste cenário que é tão importante e é uma especialidade que vem crescendo e tem acesso direto ao programa de residência”, contou João Pedro Santa Cruz, que também integra a liga.



- Liga de Semiologia Clínica de Teresópolis



Segundo João, a Liga de Semiologia vem com um projeto forte de criar o Grupo de Estudos William Osler, um médico entusiasta à beira leito. “Significa entender o paciente como um todo para fazer melhor diagnóstico e terapêutica para ele. Por isso, este grupo de estudos vai incentivar o estudo da semiologia, de forma a obter um exame físico e uma anamnese melhores”, explicou João. 



- Liga de Oncologia Multidisciplinar de Teresópolis 



Realiza atualmente simpósios e eventos, como o de casos clínicos regulares para os membros a cada dois ou três meses, visando incentivar a apresentação de trabalhos, abordagens em novos temas e despertar a oratória. “Nosso próximo evento será no final do mês, um simpósio sobre as abordagens multidisciplinares em oncologia, contando com diversos profissionais, como psicólogo, nutricionista e enfermeiros. Atualmente, estamos com projetos de extensão em acompanhar cirurgiões oncológicos e publicação de artigos em congressos e revistas de grande relevância. Acreditamos que todos os nossos esforços em planejar e executar os projetos sejam relevantes para a formação profissional do nosso público alvo, esclarecendo os principais temas em oncologia e os mais interessantes”, observou Julia de Almeida Sanchez, representante da liga. 



- Liga Acadêmica de UTI Pediátrica e Neonatal de Teresópolis



Foi criada em 2020, durante a pandemia e os eventos eram realizados de forma on-line, inclusive durante a quinta e sexta edições do Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. Entre os eventos realizados, destacam-se a mesa redonda da Covid, falando sobre os cuidados na mesa de parto; a mesa redonda sobre atrofia muscular, que teve a participação de profissionais de diversas especialidades e formações. “A Liga nada mais é que aprendermos mais sobre o assunto que temos mais afinidade. E a Liga vem trazer mais visibilidade para os cuidados intensivos, que conta com equipes multidisciplinares. Através da Liga, conseguimos nos colocar de forma mais profissional porque o alunos estará se apresentando em eventos e também é bom para conhecer profissionais de outras diversas áreas”, notou a estudante Mariana Badaró, representante da liga. 



- Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica e Fetal de Teresópolis



“Estamos com um projeto de extensão, junto com o Programa alegria, que é “Quando o ato de brincar é uma ação terapêutica na preparação cirúrgica", levando o lúdico para o pré e pós cirúrgico, observando como o lúdico pode auxiliar tanto o paciente quanto os pais neste momento”, relatou a estudante Ligia Aurelio Vieira Pianta Tavares, representante da liga.



- Liga Acadêmica de Neuropediatria Clínica e Cirúrgica 



Ligia também representa a Liga de Neuropediatria e adiantou que a liga está fazendo parceria com a Associação Brasileira de Dislexia. “São diferentes síndromes genéticas que, como clínicos generalistas, tem como perceber sinais indicativos e, a partir daí ajudar alguma mãe em relação a isso”, contou Ligia. 



- Liga de Medicina Integrativa de Teresópolis 



A liga prevê realizar eventos e simpósios à respeito da Medicina Integrativa, que consiste em práticas que abordam uma terapêutica voltada para o cuidado biopsicossocial do ser humano, através de uma escuta acolhedora e formação do vínculo ser humano e ambiente em que está inserido. “O processo saúde-doença é visto de maneira ampliada e o cuidado com o paciente é feito de forma integral, promovendo o autocuidado. Inclusive, atualmente, o SUS fornece 29 práticas integrativas e complementares como meditação, quiropraxia, acupuntura, terapia comunitária integrativa, yoga, dentre muitas outras práticas”, detalhou a representante Ana Cássia Gonzalez. De acordo com a estudante, a liga já participou da organização de congressos nacionais e internacionais, tem em vista projetos de extensão e objetiva promover ações de divulgação e qualificação das Práticas Integrativas e Complementares aos estudantes, “visto a escassez da abordagem de tais assuntos durante a formação acadêmica”. 



- Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica de Teresópolis



Representada atualmente pela estudante Isabel Andretto, foi criada em setembro de 2020 com intuito de proporcionar aos acadêmicos maior experiência em conhecimento sobre a área cirúrgica em questão. Já realizou simpósios, participou nos dois últimos do Confeso com os temas de abordagem terapêutica das emergência em cirurgia torácica e em eventos com temas direcionados, projeto de extensão com estágio extracurricular no HCTCO. “Além disso, realizamos sessões clínicas que visam discutir os temas aprendidos no durante o estágio extracurricular”, destacou a estudante Isabel, que destaca a área como de “extrema importância, principalmente no que tange o cenário de urgência e emergência”. 



- Liga de Anatomia Teresópolis



"Fundada em 2011, buscamos estimular o interesse e o conhecimento da Anatomia para todos os estudantes do Unifeso. Entre as nossas abordagens, está a questão interprofissional da Anatomia, que está envolvida em todos os cursos da área da saúde. Estamos organizando um evento interprofissional para o próximo semestre e já realizamos cursos de secções e minicursos de Anatomia Aplicada", contou o representante Zaqueu Vieira Silva Duarte.



- Liga Acadêmica de Terapia Intensiva de Teresópolis



Fundada em 2009, a Liga tem como objetivo divulgar os conhecimentos sobre cuidados intensivos e mostrar a principais patologias que ocorrem neste ambiente e ajudar o acadêmico a compreender os critérios de admissão para identificar, de forma mais precoce, quando o paciente deve ser internado no CTI objetivando um tratamento mais assertivo e um bom prognóstico. “ Estamos formando médicos generalistas que devem estar preparados e ter esta visão aprimorada” , defende Paola. Ela conta que, atualmente, tem projetos como sessões clínicas do CTI, “ que são apresentações realizadas pelos staffs e pelos residentes, com o intuito de atualização do tema, além do estágio no CTI, ainda limitado a diretores da Liga, mas queremos que se estenda aos outros membros”. 



- Liga de Pediatria de Teresópolis



A Liga de Pediatria de Teresópolis, fundada no início dos anos 2000, foi a primeira Liga Acadêmica de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, realiza alguns simpósios e eventos, como o de casos clínicos para os membros, que estimula o raciocínio clínico. Está com o projeto de extensão ativo, permitindo estágios de 12h em quatro domingos no HCTCO para aqueles que fazem parte da liga, através de processo seletivo. “Recentemente também fizemos uma campanha de inverno, juntamente com a Liga de Neonatologia, onde recolhemos diversas doações de roupas de frio. Nossos próximos projetos são enviar trabalhos para o Cobem 2022, um evento online com a Liga de Cirurgia Plástica, um evento hands on com a Liga de Urgência e Emergência, dar continuidade aos estágios, mini eventos internos para discutirmos artigos científicos e publicar pelo menos um trabalho até o final do ano em revista indexada. A LPT é uma das ligas mais tradicionais da faculdade e representa uma especialidade muito importante. Nosso objetivo é dar oportunidades novas e relevantes para a formação profissional e humana de cada um”, explicou Izabella Rebello Vieira, representante da liga. 



- Liga Acadêmica de Saúde coletiva Anielle Pina 



Representando a liga, Isis Escobar Carpenter destaca que Saúde Coletiva é uma área multidisciplinar que visa organizar e oferecer o melhor planejamento de serviço de saúde. Seus membros atuam junto à comunidade promovendo ações e trabalhos junto a escolas, por exemplo. “Temos como objetivo auxiliar a formação de todos os profissionais de saúde, promovendo conhecimento e mantendo os estudantes atualizados sobre os diversos temas, e fomentar discussões e reflexões a partir de várias atuações nos serviços de saúde”, destacou a estudante.    



- Liga de Clínica Médica de Teresópolis



A Liga de Clínica Médica é uma das mais antigas e tradicionais do Unifeso e está retornando com algumas atividades agora. “Nosso projeto principal é o Café com Clínica, e nele fazemos conferências com especialistas nas diversas áreas da clínica médica. A faculdade nos proporciona seis anos de muito aprendizado, mas como o conteúdo é muito extenso, faz falta uma perspectiva profissional. E nisso a liga cumpre um papel fundamental, de apresentar aos alunos as especialidades e a prática na clínica”, adianta a representante Nathaniely Cardoso.



- Liga de Oncologia Pediátrica 



Fundada em 2020, surgiu a partir da necessidade dos estudantes se aprofundarem no assunto. “Vimos este nicho e, durante a pandemia, criamos a Liga. Buscamos por profissionais daqui e de outros estados e estamos começando com os eventos presenciais agora, e o primeiro presencial falou sobre os aspectos gerais da leucemia na visão de uma hematologista pediatrica”, contou o representante Luca Lannes. 



- Liga de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências



O estudante Gustavo Vieira é  representante da Liga de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências. Ele destaca que o papel das Ligas em geral é dar uma experiência extracurricular, é uma forma de se aprofundar em determinadas áreas e desenvolver o potencial nas especialidades que pretendem cursar no futuro. “Atualmente temos projetos bem bacanas, entre eles, um rodízio no HCTCO, com a equipe de neurocirurgia, que disponibiliza, em dias determinados o acompanhamento de cirurgia por um membro da nossa liga, que depois relata para os demais o procedimento. Também abordamos questões da nossa formação, e abrimos oportunidade para nossos membros de se apresentarem, o que desenvolve a capacidade de comunicação”, disse o estudante.



- Liga de Psiquiatria de Teresópolis



A estudante Ana Luisa Rubim Cabral, representante da Liga de Psiquiatria, enfatizou que as ligas têm autonomia para a criação de projetos de extensão. “Podemos atuar nas residências terapêuticas, vendo uma realidade muito diferente da gente. É muito importante para todos os futuros médicos ter este contato com pacientes da saúde mental e levarmos isso para a comunidade em geral e para a comunidade acadêmica, com o objetivo de disseminar um pouco mais assuntos específicos como também conhecimentos ao longo da nossa formação como médico generalista”, notou Ana.



- Liga Acadêmica de Pesquisa Experimental de Teresópolis



Anna Lia Amadio Belli, representante da Liga de Pesquisa, contou que abriu a Liga neste ano e tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Medicina conhecimento teórico-prático sobre a área de pesquisa, aprimorar as técnicas de sutura, dar o conhecimento sobre o que é ética médica e a ética relacionada ao uso de animais de laboratório, explicando o que é o Ceua, o Conselho de Médica em Uso de Animais. “Fazemos cirurgia em ratos testando novas técnicas para encontrar a cura para doenças, novos tratamentos. Neste mês estamos organizando um workshop de sutura, que está com inscrições abertas”, adiantou a estudante.



- Liga de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva



Realizamos atividades todo semestre e prova para membros. Discutimos em nossos encontros casos de gastro e de clínica como forma de aproximar ainda mais os estudantes destas questões”, disse Gabriely Teixeira, representante da liga.



- Liga de Infectologia Professor Doutor Walter Tavares

Celebrando duas décadas de atividades ininterruptas, esta é uma das mais antigas e que tem maior tempo de atuação. A liga promove encontros para apresentação de artigos e tem trabalhado em projetos de extensão e na inserção dos membros no HCTCO para o acompanhamento da especialidade na unidade hospitalar. "A ideia é ter produção científica, publicações em congressos, que é o que conta no currículo, ou seja, extrapolar os muros da universidade, levando o nosso conhecimento para fora, para o público que vamos encontrar durante a nossa prática profissional", destacou a representante da liga, a estudante Sandra Regina Lemos. 



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.