Unifeso - Conheça a importância do Centro de Práticas Integradas da Saúde na formação pelo olhar de uma estudante

31-08-2023

Ana Carolina Borba de Frias é moradora de Teresópolis e, desde criança, acompanha a trajetória do Unifeso, uma instituição altamente conceituada pelo MEC, que há 50 anos oferece uma formação de excelência para futuros médicos. Atualmente, ela está no sétimo período de Medicina e tem acompanhado de perto a nova abordagem no processo de ensino-aprendizagem para os estudantes desta graduação.

Dentre todas as etapas de reestruturação do curso e atualização das metodologias de ensino prático, Ana destaca a expansão das relações entre teoria e prática para os estudantes, e enfatiza a importância dos espaços do Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell neste processo de ensino-aprendizagem. "Isso representou um grande avanço para a instituição e foi uma surpresa positiva para todos os estudantes! Temos laboratórios de habilidades que simulam cenários reais da prática médica, o que é fundamental, visto que desde o primeiro período os alunos são submetidos a simulações realistas como parte do treinamento para quando estiverem lidando com pacientes reais", comenta Ana. Ela menciona ainda alguns laboratórios, como o de Histologia, de Anatomia e de Patologia, que contam com peças anatômicas humanas para estudo, além dos monitores capacitados para auxiliar nos estudos.

A estudante também ressalta que o ambiente oferece segurança e controle para o treinamento de casos clínicos que fazem parte da futura realidade profissional, permitindo erros e crescimento profissional sem riscos, priorizando a segurança dos pacientes e garantindo uma conduta ética. "Ao entrarmos no Centro de Práticas Integradas da Saúde, temos armários onde podemos guardar nossos pertences de maneira segura, seguindo regras de vestimenta, com segurança e identificação por biometria", acrescenta.

Ana explica que, a cada período do curso de Medicina, uma temática da área da saúde é abordada. Por exemplo, há um período de Ginecologia e Obstetrícia, outro de Clínica Médica, de Pediatria, entre outros. Os laboratórios realizam simulações realísticas de acordo com o que os estudantes estão aprendendo no momento. "Dessa forma, quando nos dirigimos aos cenários de campo, como o Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC), já estamos familiarizados com várias situações, graças a essas simulações realísticas prévias, que contam com a presença dos professores e incluem provas práticas e teóricas. Quando nos deparamos com situações de prática em locais como Unidades Básicas de Saúde e hospitais, já temos um preparo prévio para lidar com as situações. Além disso, o ambiente promove a interdisciplinaridade, com a presença de estudantes e de profissionais de diferentes áreas da saúde", destaca Ana.

Recordando

Em 2023, o Unifeso inaugurou um espaço inovador para práticas dos cursos da área de Saúde: o Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell, um complexo multilaboratorial, multidisciplinar e multimetodológico que permite a realização de atividades integradas entre teoria, simulação e prática.

Além de laboratórios equipados com as tecnologias mais modernas na área, o Centro também abriga o Espaço Memória Professor César Elias, um museu que narra a história da Medicina e de um dos professores queridos e emblemáticos do curso.

Venha viver a temporada mais importante da sua vida! Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso está com as inscrições abertas para o Vestibular de Medicina, para ingresso no primeiro semestre de 2024. São 72 vagas oferecidas, sendo 50 no processo seletivo do vestibular (prova on-line) e 22 para ingresso pela nota do Enem, todas para o 1º período. Os candidatos devem se inscrever até o dia 23 de outubro, sendo que o registro de interesse no aproveitamento do resultado do Enem deve ser enviado até o dia 27 de setembro e, para efeitos de classificação, terá que ter uma média igual ou superior a 500 pontos. Para quem optar pelo vestibular, a prova será aplicada no dia 24 de outubro, de forma on-line, com 30 questões objetivas e redação.

Acesse aqui o edital e saiba mais.

Por Giovana Campos e Juliana Lila