Unifeso - Adoção Legal: Proteção Integral é tema de palestra no HCTCO

Adoção Legal: Proteção Integral é tema de palestra no HCTCO

14-10-2022

No dia 10 de novembro, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) realizou a Palestra "Adoção Legal: Proteção Integral”, uma parceria entre o Serviço Social da unidade; o enfermeiro Jaci José de Souza Junior, responsável pela Educação continuada; e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

A palestra foi ministrada por Cátia Regina da Silva Aguiar, assistente social da Vara da Infância, e por Eliana Bayer Knopnam, psicóloga da Vara da Infância. O evento contou com a presença de profissionais e estudantes da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e teve como objetivos conscientizar os profissionais da saúde sobre a legalidade da entrega da criança para adoção, pelos seus genitores, à justiça da Infância e Juventude e apresentar, de forma legal, a legislação em vigor, sensibilizando-os da importância do acolhimento institucional à gestante/puérpera.

“Os profissionais de saúde exercem um papel importantíssimo dentro deste contexto, pois também têm o dever de acolher esta gestante, de ouvi-la e de respeitá-la em sua decisão, além de acionar a justiça quando estes casos chegam às unidades, mesmo sendo uma mulher que já é acompanhada pela Vara da Infância. O Serviço Social do HCTCO é essencial nos casos atendidos na unidade, pois é o principal elo entre a gestante, a equipe e a justiça”, destacou a assistente social Cristiane Granito.

A assistente social Maria Lúcia ressaltou que, ultimamente, a unidade tem recebido casos com mais frequência, e acredita que isso seja devido à divulgação do tema, pois a maioria das pessoas, segundo ela, ainda desconhece a legalidade da entrega da criança para a adoção. “Muito se ouve falar de quem está à espera de uma criança para adotá-la, mas não do outro lado da história que, na maioria das vezes, é uma história de muita dor e sofrimento. Por isso, a importância de não haver pré-julgamentos e de respeitar o sigilo que os casos impõem”, observou Maria Lúcia.