CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




XVIII Festival PoÊterÊ transmite, ao vivo, 12 horas de programação

29-11-2018

O Centro Cultural FESO Pro Arte realizou, no dia 24 de novembro, 12 horas ininterruptas de arte, cultura e poesia, com uma série de atrações simultâneas que se dividiram em dois palcos, salas de oficinas, espaço gastronômico, exposições e estandes de venda de livros e de artesanato. O evento foi aberto ao público com entrada gratuita, iniciando às 10h e encerrando por volta das 22h, com muitos pedidos de “bis”. “Este foi o melhor PoÊterÊ de todos os tempos. Com uma maratona de programação que nos deixou exaustos e muito felizes”, comemorou o Dr. Jorge Bragança, presidente do Conselho do Centro Cultural FESO Pro Arte. 

Quem não pôde comparecer ao festival, teve a oportunidade de acompanhar flashes da programação em tempo real com entrevistas exclusivas com os artistas, através da página do Facebook do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e da transmissão ao vivo pela Diário TV, canal 4. O conteúdo continua disponível na página do facebook.

O PoÊterÊ reuniu artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do UNIFESO e de escolas públicas municipais e estaduais participaram com apresentações diversas.  “Isso faz parte da nossa responsabilidade como um centro de formação. É uma satisfação viver, todo ano, um Poêterê novo. Parabenizo todo o conselho do centro cultural que busca, através da cultura, incentivar as pessoas para as artes e sensibilizá-las para a vida”, declarou o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), mantenedora do Centro Cultural. 



A Sátira e a Poesia

O evento teve como tema central “A Sátira e a Poesia”, contando com apresentações como "Harmonitango vira Harmonibrega", com a participação especial do comediante Marcelo Madureira, e o show da banda Big Time Orchestra, fechando com chave de ouro a programação dos palcos. “O Centro Cultural FESO Pro Arte recebeu uma série de apresentações artísticas que articularam os aspectos comuns entre diversas formas de expressão, relacionando a poética de cada gênero artístico com a sua dimensão afetiva fundamental”, disse a diretora geral do Festival, Michelle Bronstein. 

Atrações para todos os gostos e idades, que contemplaram tanto os estilos contemporâneos como também retrataram as artes mais clássicas, levaram um grande público ao evento. O administrador Marcos Jaron, egresso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e que hoje atua na gestão municipal de Teresópolis, parabenizou a escolha dos espetáculos. “Foi um prazer estar aqui e presenciar isso tudo”, afirmou Marcos.

“O PoÊterê é uma grande festa que as pessoas estão cada vez mais conhecendo. A cada ano que passa vamos amadurecendo e crescendo. O grande diferencial deste ano foi transmitir o evento ao vivo para o mundo através da internet, o que ajuda a tornar o festival maior e mais conhecido”, destacou Michelle Bronstein, lembrando que a programação do Centro Cultural FESO Pro Arte volta, no próximo ano, a partir de março, e o próximo PoÊterê já tem data marcada: será no último sábado de novembro de 2019. 



Cerimônia de Homenagens

A décima oitava edição do PoÊterê homenageou o compositor Edino Krieger, como Patrono 2018, e Vidocq Casas, como Personalidade Poética 2018. “Fico muito feliz em ver que a FESO Pro Arte vem resgatando essa cultura de festivais da cidade de Teresópolis”, disse o patrono do Festival. Para Vidoc Casas, “esse é um dos momentos mais luminosos do nosso trabalho porque realmente hoje colocamos asas em toda a cidade. Asas estas que eu quero que todos tenham: de paz, de amor, de civilização”. 



Premiação do Concurso PoÊterÊ

O Concurso de Poesias do PoÊterÊ contemplou as categorias Infantil (6 a 12 anos), Juvenil (12 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos). Os autores escreveram um poema inédito com tema livre. A classificação dos poemas foi através de uma comissão julgadora, formada por professores convidados pela organização do evento. Confira os vencedores: 

Na Categoria Infantil, o primeiro lugar foi para Bernardo Lopes Viana, autor da poesia “O mundo precisa melhorar”. O segundo lugar foi para Arthur Granito; e o terceiro lugar para Nicoli Esteves Rito.

Na Categoria Juvenil venceu Giovana Lopes da Silva, com a poesia “Adeus infância”; seguida de Andressa de Oliveira Silva, em segundo lugar; e David Paulo de Mattos Salen, em terceiro lugar. 

Já na Categoria Adulto, Danielle Gervazoni Bastos conquistou o primeiro lugar com a poesia “Menina Teresa”;  seguida de Lucas Brasil, em segundo lugar; e Douglas Oliveira, em terceiro lugar.



Por Giovana Campos

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.