XIII Simpósio de Educação discute a inovação no ensino

26-10-2018

O XIII Simpósio de Educação, promovido pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) durante o III CONFESO - Congresso Acadêmico-Científico do UNIFESO, teve como tema a Inovação. O evento de abertura, que aconteceu dia 23 de outubro, contou com a presença de Luciana de Souza Leite Fernandes Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e com a palestra de Raquel Franzin, educadora pedagógica e formadora de professores, assessora pedagógica do Instituto Alana e coordenadora do programa Escolas Transformadoras do Brasil.

A escolha do tema inovação vem ao encontro das necessárias mudanças que precisam ser implementadas nas escolas de educação básica diante do contexto de inovação que a sociedade exige. Para Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, é fundamental pensar sobre as práticas nas escolas, a inovação pedagógica e a formação de professores com a possibilidade de aprofundar o conhecimento na perspectiva de transformação, considerando sempre em uma aprendizagem emancipatória. “Para isto, os professores precisam mobilizar os seus saberes. As ousadias têm que fazer parte da nossa trajetória como professores. São elas que nos fortalecem e que nos qualificam para, cada vez mais, construirmos novas práticas inovadoras”, lembrou.

Raquel Franzin, em sua palestra, exibiu um filme da série “Corações e Mentes: Escolas que transformam”, que mostra práticas inovadoras reais aplicadas em algumas escolas no Brasil. “A educação é uma invenção de cada dia. O que chamamos de jeitinho brasileiro é um valor essencial para a transformação. A educação emancipadora reconhece a potência de agir, de se reinventar e de transformar do estudante, do educador, do gestor e das famílias”, explicou.