UNIFESO sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

08-08-2018

O curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) trouxe para Teresópolis, pela primeira vez, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento aconteceu no último dia 4 de agosto, na quadra do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), no Alto. “Este foi o primeiro passo para realizarmos esse evento todos os anos. Tivemos em feedback muito bom neste primeiro evento, com cerca de 80 alunos inscritos de todo o estado do Rio de Janeiro”, comemorou o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação.

De acordo com o professor Alberto Angonese, organizador da etapa em Teresópolis, a olimpíada vem com uma proposta de atender escolas de ensino fundamental e ensino médio, promovendo um desafio padrão de resgate simplificado.

“Os alunos, que desenvolvem em suas escolas projetos de robóticas, têm que planejar, construir e programar um robô para os problemas que são propostos pela OBR Nacional. Os participantes desta etapa se organizaram em equipes, divididas por duas categorias: ensino fundamental (nível I) e ensino médio (nível II), e superaram os desafios propostos em três rodadas sob os olhos atentos de um bancada de avaliadores. Para cada rodada os competidores acumularam pontos que, no fim, foram somados. As equipes que mais pontuaram receberam o primeiro, segundo e terceiro lugares, sendo que só o primeiro e o segundo lugares de cada categoria foram classificados para a etapa estadual”, explicou o professor Alberto. Ainda de acordo com ele, a etapa estadual da competição será em setembro, no município de Volta Redonda (RJ).

“Foi um evento muito tranquilo, bem organizado e competidores e pais ficaram muito satisfeitos com a recepção do UNIFESO”, elogiou o coordenador Robson Tomé, da equipe Sesi Petrópolis, que levou medalha de ouro na categoria do ensino fundamental.

Com a medalha de bronze, o estudante Bernardo Rodrigues, do CESO, contou: “Sempre gostei muito de tecnologia. Quando o UNIFESO trouxe a oportunidade de participar de uma competição de robótica eu não pensei duas vezes e me inscrevi”, contou Bernado.

“Foi uma grande vitória sediar um evento que contribui para formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia”, finalizou o professor Alberto Angonese.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A competição ocorre desde 2006 e, atualmente, é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.