CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso recebe estudantes de Medicina para intercâmbio no HCTCO

18-07-2019

Neste mês de julho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebe cerca de 10 estudantes de Medicina vindos de países como Tunísia, México e França e também oriundos de outros estados do Brasil. Eles são recebidos pela professora Simone Rodrigues, diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), unidade onde passarão cerca de um mês acompanhando a rotina médica dentro da especialidade em que estão cursando. 

Entre os intercambistas, está a mexicana Lourdes Paola Chapa Montalvo, que cursa o quinto ano de Medicina na Universidad Autónoma de Nuevo León, em Monterrei. “É a primeira vez que venho ao Brasil e estou muito entusiasmada. Acho todos muito carismáticos e com toda ajuda que estou recebendo estou aprendendo bastante”, contou a estudante. 

Cyrine Khalifa, é tunisiana e está no 4º ano de Medicina, também participando do intercâmbio no HCTCO. Ela veio com mais dois amigos tunisianos e está achando tudo muito exótico. “É a primeira vez que venho estou adorando tudo, especialmente as pessoas. O que mais me impressionou no Unifeso foi a infraestrutura, em especial o Laboratório Anatômico e a biblioteca, que nas faculdades do meu país nunca vi espaços tão grandes para estudo”, disse.



Coordenação Local de Estágios e Vivências

Os estudantes estrangeiros vêm para o Unifeso através o programa de estágios internacionais do Comitê Permanente de Intercâmbios em Prática Médica (Scope) e Pesquisa Médica (Score) oferecidos pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) - uma entidade representativa dos estudantes de medicina do Brasil, em parceria com a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA). No entanto, quem dá suporte e a correta orientação para estes intercambistas é a Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV), fundada em 2014 pelo Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (Dahas) com a assinatura da coordenação do curso de Medicina e devidamente cadastrada na Coordenação de Estágios e Vivências (CEV). 

O programa possibilita intercâmbios de um mês em que o estudante tem o direito a hospedagem e uma refeição por dia, o café da manhã, arcando com o restante dos custos. O acordo é bilateral, ou seja, o CLEV tanto manda estudantes para fora do país quanto recebe os estrangeiros. Quem recebe os intercambistas são os próprios estudantes de Medicina locais, os chamados anfitriões e/ou padrinhos. O programa também contempla passeios, para que o estudante conheça melhor o território e a cultura do país.



Passeio ao Parque Nacional



No dia 15 de julho, parte do grupo de intercambistas foi conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), unidade de conservação federal de proteção integral que preserva amostras representativas dos ecossistemas nacionais e é uma das grandes atrações do ecoturismo de Teresópolis. As estudantes estrangeiras que participaram do passeio subiram a trilha do Cartão Postal e fizeram um piquenique no parque, acompanhadas da professora Simone, do professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Unifeso, de estudantes do curso de Ciências Biológicas e uma guia local. “Foi a oportunidade de conhecer uma trilha e passar uma experiência diferente da rotina que costumam ter em hospital”, contou o professor Carlos Alfredo. 

O grupo ficou impressionado com as belezas do parque, mas, segundo estudantes francesas, o mais marcante foi a aparição de um quati, animal nunca visto no país de origem delas e que surpreendeu ao tentar “roubar” o lanche dos visitantes. “Cheguei até a ficar com medo dele”, brincou a estudante Emma Boulland. 



Saiba mais: Iniciativa estudantil promove intercâmbios internacionais de Prática e Pesquisa entre estudantes de Medicina



Por Giovana Campos

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.