UNIFESO presente em Fórum do Estado do Rio de Janeiro sobre o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa

08-11-2018

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA-RJ) promoveu, dia 7 de novembro, o 1º Fórum do Estado do Rio de Janeiro para divulgar o plano de ação do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo foi apresentar as ações que serão executadas no período de 2017-2026, visando a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa em todo o País, que inclui desde as perspectivas de evolução regional para o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação até a Educação Sanitária como ferramenta para o sucesso do Plano Estratégico PNEFA 2017-2026.

O evento aconteceu em Teresópolis, no Hotel Bel-Air, e contou com a participação do curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O Fórum faz parte de uma série de encontros que estão sendo realizados em todo o país pelo Serviço Veterinário Oficial dos estados, e pretende reunir os envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio, como médicos veterinários, zootecnistas, pecuaristas, agroindústrias, comércio e prestadores de serviço.

O estado do Rio de Janeiro detém o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, e a previsão para a retirada é 2021. O último caso registrado da doença no rebanho bovídeo fluminense ocorreu em 1997. “Isto é importante ao nosso agronegócio, principalmente para a exportação de bovinos vivos e de carne para o mercado exterior, colaborando muito para manter a nossa balança comercial favorável”, explica o professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária, André Vianna Martins, que esteve presente no evento.