UNIFESO investe em infraestrutura de ponta para os cursos do Centro de Ciências e Tecnologia

11-12-2018

Quem que passa pelo campus Quinta do Paraíso, na Prata, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), já reparou que um novo prédio está sendo construído. O que muitos não sabem é que o espaço abrigará os cursos que compõem o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Com expectativa de receber até 750 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Ciência da Computação, a nova estrutura contemplará laboratórios de ponta e salas de aula inovadoras. As obras do prédio estão em vias de conclusão, e os equipamentos já foram adquiridos.

No primeiro pavimento haverá, basicamente, os laboratórios da Engenharia Civil: mecânica dos solos; caracterização dos solos; geologia de engenharia; construção civil; estruturas; mecânica dos fluidos; física; instalações prediais (elétrica, hidráulica e incêndio); além de uma câmara úmida com um tanque para cura de corpo de prova por imersão. Os outros dois pavimentos contarão com salas de aula com estrutura inovadora, além de laboratório de prototipagem com impressora 3D; laboratórios de informática com computadores de última geração e um auditório moderno.

“O UNIFESO fez um investimento importante, que o coloca em outro patamar em termos de possibilidades. Alunos e professores do CCT terão um ganho imensurável em acesso a equipamentos e na possibilidade de fazer a orientação de trabalhos práticos de conclusão de curso”, explica Vivian Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia. Vivian conta que o prédio também terá um makerspace, ou seja, um espaço de estímulo à criatividade, onde será possível construir e compartilhar colaborativamente a partir de projetos com apoio de recursos digitais.

“O CCT fomenta muito a prática integrada entre os cursos. Os laboratórios que teremos no prédio novo são, sem dúvida, os melhores da Região Serrana, em termos de quantidade e de qualidade de equipamentos. A Engenharia Civil terá laboratórios que poucas faculdades oferecem no país, e o curso de Ciência da Computação será contemplado com uma infraestrutura de laboratórios mais robusta. Tudo isto em um campus que é um laboratório vivo de prática, de conservação, e que possibilita atividades ao ar livre”, sintetiza Vivian.

Para o diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), Luis Eduardo Possidente Tostes, o novo prédio do CCT reforça o esforço da instituição em oferecer um ensino de qualidade. “Somos engajados em formar o estudante para o mercado de trabalho, por isto, em todos os nossos cursos apresentamos o que há de melhor em termos de cenários de prática. Acreditamos que a nova infraestrutura do CCT vai proporcionar uma formação ainda mais qualificada aos estudantes”, explicou.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do UNIFESO, nas modalidades Agendamento e ENEM. Os cursos oferecidos para o primeiro semestre de 2019 são Administração, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 28 de janeiro de 2019.