CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Unifeso e Prefeitura de Teresópolis lançam projeto para redução de desastres naturais

21-03-2019

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, farão um evento de lançamento e homologação do projeto Proteger Teresópolis, dia 26 de março, às 17h, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Trata-se de uma parceria inédita para reduzir a vulnerabilidade da cidade aos desastres naturais, em especial aos decorrentes das chuvas.

O projeto contará com a colaboração de técnicos da Defesa Civil, de professores e de estudantes dos Centros de Ciências da Saúde e de Ciência e Tecnologia, que farão o diagnóstico de risco, a preparação comunitária, a análise geotécnica e o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão. O Unifeso irá disponibilizar 27 bolsas para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa em três áreas distintas, articuladas entre si, e regidas pelo princípio institucional da integração ensino-trabalho-cidadania. Cada área contará com, no mínimo, um professor orientador e um profissional de referência da Defesa Civil do município. 

“Tudo o que os nossos estudantes querem é estar em cenários reais de prática, e achamos que a parceria com a Defesa Civil Municipal é uma grande oportunidade. Pensamos, então, em um projeto que tivesse como objetivo central reduzir a vulnerabilidade de Teresópolis aos desastres naturais decorrentes das chuvas. A ideia é que consigamos chegar no verão de 2020 mais bem preparados”, contou a reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque.

Por Juliana Lila