Trabalhos sobre transgênicos e sobre descartáveis do bem levam primeiro lugar na V Feira de Ciências e Tecnologia

07-11-2019

Um show de criatividade e de inventividade. Assim foi a V Feira de Ciências e Tecnologia promovida pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através da Sala Verde. A feira aconteceu no dia 6 de novembro, no ginásio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso). Os trabalhos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que levaram a primeira colocação tratavam dos transgênicos e dos descartáveis do bem.

Participaram professores e alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Campos Salles, do Centro Educacional Roger Malhardes (Cerom) e do Ceso. “O tema da feira, este ano, foi Bioeconomia. Nossa intenção é incentivar a pesquisa e a iniciação científica. Queremos que todas as escolas se engajem com a gente neste projeto. O Ceso trouxe quatro trabalhos do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio”, contou Daniele Santos Almeida, professora de Ciências do Ceso.

A banca avaliadora foi formada por professores do Unifeso e por estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Ciência da Computaçãodo do centro universitário. Os projetos apresentados foram avaliados sob os seguintes aspectos: criatividade e inovação da pesquisa; cumprimento às normas da Feira; conhecimento científico do problema; metodologia da pesquisa; respeito aos princípios da ética na pesquisa; e clareza na apresentação.

Confira a classificação:

1° lugar: Transgênicos - Ceso

2° lugar: Poluição da água - Ceso

3° lugar: Influência dos microplásticos na poluição marinha - Cerom

1° lugar: Descartáveis do bem - Ceso

2° lugares: Motor elétrico de baixo consumo de energia - Campos Salles e Revitalização de meios fluviais - Ceso

3° lugar: Produtor de energia híbrido - Ceso