CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Seminário discute aprendizagem por competências em Medicina Veterinária

02-12-2019

Com uma abordagem usando metodologias ativas, coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro discutiram a aprendizagem por competências, de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), durante o I Seminário Estadual de Educação da Medicina Veterinária. O evento foi realizado no dia 25 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

O seminário, organizado pela Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, teve como palestrante o professor Jardel Araújo, que é pós-doutor em Currículo por Competências pela Universidade de Havana (Cuba), e contou com as participações dos professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) Alcides Pissinatti e Denise Dobány, membros do NDE, e do coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unifeso, André Vianna Martins, também membro da Comissão Estadual de Educação do CRMV-RJ.

A metodologia ativa aplicada no seminário foi a técnica HOST, que consiste na discussão colaborativa para a construção da aprendizagem por meio da troca de conhecimentos, e que pode ser replicada em sala de aula. Durante a dinâmica, os participantes se reuniram em grupos para discutirem a grade curricular baseada nas novas DCNs para o curso de Medicina Veterinária, avaliando os desafios da aprendizagem por competências e o uso de metodologias ativas. A cada nova rodada, os componentes mudavam de grupos, permitindo uma maior interação entre eles.

De acordo com as propostas das novas DCNs em Medicina Veterinária, um currículo baseado em aprendizagem por competências tem como foco o aluno, atuante e protagonista, sendo responsável pelo seu aprendizado. Neste novo cenário educacional, o importante é o que será aprendido, a forma como o conteúdo proposto pela disciplina será assimilado e aplicado. 

Por CRMV-RJ e Juliana Lila