CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Revistas do UNIFESO entram na lista do Qualis Periódicos da fundação Capes

14-06-2018

A Editora UNIFESO, do Centro Universitário Serra dos Órgãos, comemora a estratificação de duas revistas no Qualis no quadriênio 2013-2016: a “Revista UNIFESO - Humanas e Sociais”, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), com B4 nas áreas de Educação, Administração e Ciências Contábeis; e C em Direito; e a “Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação”, vinculada ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com B5 na área de Engenharias III. Ambas já constam na lista de veículos classificados no sistema Qualis Periódicos da fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 



Revista UNIFESO - Humanas e Sociais

Foi em 2014 que o UNIFESO deu os seus primeiros passos na área da publicação de periódicos eletrônicos, com o lançamento da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, que inaugurou o Portal de Revistas Eletrônicas. O CCHS abraçou o desafio de ter uma revista que englobasse todas as suas áreas, que são Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, o que tornou o processo ainda mais complexo porque cada uma dessas áreas têm uma exigência diferenciada no Qualis. “Isso se deve aos número de publicações para cada área específica. Para alcançar a qualificação, analisamos todas as exigências da Capes e traçamos alguns critérios, como não ser da Instituição e ter uma parcela de autores de fora do estado e até de fora do país”, contou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Um esforço muito válido que hoje atribui valor para o UNIFESO. “Alguns artigos da nossa revista estão sendo objeto de referência para outros autores, o que traz uma maior visibilidade e reconhecimento. E agora com o Qualis, já  temos diversos autores que nos procuram para publicarem seus artigos”, comemorou a professora Ana Maria. 

"Considerando que o Qualis é um sistema que reflete a importância e qualidade dos periódicos, é motivo de muito orgulho a conquista da estratificação B4 já no primeiro triênio de existência de nossa revista, o que demonstra a dedicação e competência de todos os membros da equipe editorial”, considerou o professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador do curso de Direito que contribuiu como editor da Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, em seu processo inicial.



Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação é ainda mais recente, tendo sido lançada em 2016 e já conta com três edições. “A qualificação obtida pela revista, recentemente lançada, comprova sua qualidade, potencial e relevância para divulgação de trabalhos na área de Ciência,Tecnologia e Inovação. Exalto a contribuição para obtenção deste conceito da equipe editorial, pareceristas, autores e leitores e agora temos um novo desafio, que é o crescimento da revista no conceito Qualis. O conceito obtido chancela o trabalho de todos os envolvidos rumo a consolidação da revista no cenário nacional”, observou a professora Vivian Telles Paim, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), ressaltando que a revista possui periodicidade semestral e contempla seções de Iniciação Científica, Notas Técnicas, Artigos e Divulgação Científica, possibilitando o encaminhamento de uma diversidade de trabalhos nas mais diversas áreas da Ciência e da Tecnologia.



Entenda o Qualis

O professor João Cardoso de Castro, assessor da Editora UNIFESO na Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) explica que o Qualis é um sistema nacional de avaliação de periódicos (revistas), sob a tutela da Capes. Através de um sistema próprio de análise tem a função de classificar os veículos utilizados para a divulgação da produção acadêmica de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). “No site da Capes, o Qualis é descrito como 'o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação”, estabelecendo critérios para avaliação de periódicos e, pode-se dizer, que a qualidade de um artigo é avaliada a partir da qualidade do veículo de divulgação na qual ele foi publicado”, explicou o professor. 

A Editora UNIFESO foi criada com o objetivo de garantir a editoração, publicação e difusão da produção acadêmica institucionalizada, realizada a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação e das unidades assistenciais e administrativas do UNIFESO. “Hoje, nosso Portal de Revistas Eletrônicas já conta com sete periódicos das mais variadas áreas de conhecimento, como Medicina e Direito, por exemplo”, observou o professor João Cardoso. Os interessados podem acessar o conteúdo dos periódicos através do site www.unifeso.edu.br/editora. 

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.