Professores do Unifeso tomarão posse na Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro

20-02-2019

Três professores do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tomarão posse como membros titulares na Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj). A cerimônia acontecerá, dia 29 de março, na sede da Acamerj, em Niterói (RJ), e contemplará a professora Vânia Gloria Silami Lopes e os professores Manoel Antonio Gonçalves Pombo e Carlos Pereira Nunes como os novos imortais da Academia.

Dos seis acadêmicos que tomarão posse, três serão do Unifeso, e, hoje, a instituição de ensino está representada por cinco professores na Acamerj. Além dos três recém-chegados, os professores Mauro Geller e Marco Antônio Mibielli já são membros titulares. Ao todo, 75 acadêmicos ocupam as cadeiras da Acamerj.

O professor e coordenador do curso de Medicina, Manoel Pombo, explica que a Academia do Estado é dividida em polos regionais, e que Teresópolis é um desses polos. “Nos últimos tempos, Teresópolis vem se fazendo representar mais fortemente dentro da Academia. Isto ajuda a levar a nossa escola para além da cidade, trazendo visibilidade ao Unifeso e mostrando as nossas experiências, afinal, temos uma metodologia diferenciada de ensino”, conta.

Acamerj é uma instituição de cunho científico, com preocupações sociais e integrada à Academia Nacional de Medicina. Dentro da Academia há comissões científicas, e os membros titulares são distribuídos nestas comissões, para as quais são traçadas ações anuais. Em 2018, por exemplo, aconteceu o II Congresso Médico da Acamerj, que foi sediado pelo Unifeso. “Esse evento acontece a cada três anos e foi uma ótima oportunidade de intercâmbio, afinal trouxemos profissionais renomados para Teresópolis. Ações como esta fazem com que nosso curso passe a ser um ponto de referência junto à comunidade médica do Estado do Rio de Janeiro”, explica Manoel Pombo.

A candidatura dos novos membros titulares aconteceu dia 14 de fevereiro, quando cada profissional apresentou um resumo de monografia. Em seguida, houve a contagem e a apuração dos votos, em que anunciaram a classificação dos professores do Unifeso.