Professores do UNIFESO participam de eventos promovidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

26-12-2018

Os professores Alba Fernandes, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), e Luís Claudio Motta, coordenador do primeiro período do curso de Medicina, estiveram em Vitória e Brasília, respectivamente, para participar de eventos promovidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Alba esteve em um treinamento para membros dos Comitês de Ética do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, em Vitória (ES), nos dias 4 e 5 de dezembro.

Segundo a professora, durante o treinamento, foram apontados diversos desafios, incluindo o aprimoramento da análise ética dos protocolos de pesquisa, visando à proteção e à segurança dos participantes de pesquisa, bem como aprimorar a interação entre o CEP, a instituição mantenedora e os pesquisadores. “Estamos trabalhando intensamente numa reconfiguração de nosso Comitê, nos aproximando dos pesquisadores e dos estudantes envolvidos nos projetos de pesquisa, orientando-os na resolução das pendências e dúvidas relacionadas à análise ética dos projetos. A participação no treinamento foi muito importante para aprimorarmos esse processo de reconfiguração", explicou.

Professor no V ENCEP

Já o professor Luís Claudio Motta participou V Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (ENCEP), também promovido pela CONEP. O evento foi realizado, dias 26 e 27 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

O encontro reuniu representantes de CEP de todo o Brasil, que participaram de palestras, rodas de conversa e oficinas sobre as principais resoluções homologadas recentemente e que têm trazido diferentes entendimentos, como a Resolução nº 510 (metodologias das Ciências Humanas e Sociais); a nº 563 (doenças ultrarraras); e a nº 580 (especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde). O evento recebeu aproximadamente 600 convidados de todas as regiões do país, abrangendo profissionais pesquisadores, participantes de pesquisa, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e interessados na área, sendo um evento de caráter nacional.

“Tive a grata satisfação de ser indicado como membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFESO para participar do V ENCEP. O envolvimento de nossa Instituição foi de extrema importância, pois foi possível nos fazer representar num evento que discute as principais diretrizes e aspectos éticos em pesquisas com seres humanos, permitindo expandir nossa rede de contatos com os CEP de outras importantes instituições do país, além da troca de experiências. Isso demonstra o empenho e a seriedade do UNIFESO em observância aos aspectos de ética em pesquisa”, disse o professor Luís Claudio.