Nasce primeiro bebê na Maternidade HCTCO, unidade de referência na Região Serrana

28-03-2019

A nova Maternidade do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), referência na região, teve o primeiro procedimento de parto realizado nesta terça-feira, dia 26 de março. O primeiro bebê a nascer na unidade foi o pequeno Luiz Miguel Feitosa da Silva, que veio ao mundo com cerca de 3,5 kg e esbanjando simpatia nas fotos.

“Estamos muito felizes porque ocorreu tudo bem, são todos muito profissionais e fazem um ótimo trabalho em equipe”, avaliou o atendimento o papai Antonio Ivo da Costa.

Os pais de primeira viagem, Antonio e Ana Carolina da Costa, além de receberem todo carinho da equipe do HCTCO, ainda foram contemplados com uma cortesia oferecida pelos parceiros da maternidade: os serviços de foto e filmagem de Monique Schonfelder, de maquiagem de Aldinha Make Up, e de decoração de quarto e concierge de Mônica Fernandes.

“Minha filha estava numa ansiedade muito grande. Quando ligaram para ela contando que ia ganhar todos esses mimos, ela começou a rir e chorar, a ansiedade foi embora e ficou só o sentimento de felicidade”, relatou a vovó de Luiz Miguel, Maria Ieda Martins.

“Tenho muita gratidão por esse momento que foi tão especial. Foi o nascimento do nosso primeiro bebê, e também do primeiro bebê na maternidade. Tenho certeza que esse registro ficará eternizado na história de todos nós”, disse a nova mamãe.

A enfermeira Alessandra Barros Junqueira, que acompanhou o parto, demonstrou-se emocionada. “É um sonho de todos nós que foi realizado. A cidade precisa mesmo desta maternidade porque temos na região muitas gestantes de risco e crianças prematuras. É um grande ganho para todos”, disse Alessandra.

Maternidade do HCTCO começou a funcionar esta semana

A nova Maternidade do HCTCO passou a atender o público no dia 26 de março. A unidade conta com uma estrutura completa para receber as futuras mamães, os bebês e os familiares e incluirá a primeira UTI Neonatal de Teresópolis, gerida pelo grupo Perinatal, do Rio de Janeiro.

A infraestrutura da maternidade é composta por 17 quartos de altíssimo padrão e três enfermarias com dois leitos cada, totalizando 23 leitos. Há um Centro Cirúrgico com quatro modernas salas, apropriadas para dar todo suporte e assistência ao recém-nascido.

“O projeto da maternidade começou quando elaboramos um plano diretor para o HCTCO, em 2010. Desde então, a maternidade foi um sonho construído por várias pessoas, pois o projeto foi participativo e contou com a colaboração de quase 500 pessoas na construção. O trabalho de equipe deu certo, e conseguimos cumprir com o que foi projetado”, conta a Dra. Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO.

Os pacientes também poderão contar com uma UTI Neonatal Perinatal, com dedicação total e exclusiva ao atendimento do recém-nascido que necessita de cuidados intensivos. Com capacidade para até 20 bebês, todos os leitos de terapia intensiva são equipados com o que existe de mais avançado em tecnologia e uma equipe multidisciplinar qualificada para prestar um atendimento de excelência.

Almir Soares Junior, diretor comercial do grupo Perinatal, é egresso do curso de Medicina do Unifeso. Formado em 1985, Almir conhece bem a Região Serrana e o HCTCO. “A Perinatal completou 25 anos, em 2018. Somos uma maternidade e uma UTI neonatal de referência e temos hoje uma marca que transmite muita confiança e credibilidade. Isso vai agregar ao HCTCO, que já é um hospital de referência”, diz.

A nova maternidade contemplará serviço de emergência nas áreas obstétrica e ginecológica 24h, 7 dias da semana. Os pacientes contarão com assistência médica e complementação diagnóstica de prontidão com qualidade, excelência e dinamismo.

“A inauguração reflete em geração de novos empregos e de recursos. O HCTCO deve seguir mostrando o compromisso com a cidade e, também, com a gente, comunidade acadêmica. Estamos sempre na cobrança de melhorias no ensino e na prestação de serviços à população”, analisa Otávio Canto, estudante de Medicina e membro do Diretório Acadêmico (Dahas).

Além de uma maternidade de excelência, a nova unidade oferecerá cuidados específicos direcionados para a mulher, como atendimentos ginecológicos e cirurgia plástica, com estrutura e equipamentos de ponta e todo o suporte necessário de um hospital geral.

Por Giovana Campos e Juliana Lila