Medicina promove encontro dos formados da primeira turma com os calouros da Turma 100

08-08-2019

O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) preparou uma semana de muitas atividades para receber os estudantes ingressantes da centésima turma da graduação. Uma das atividades foi o “Encontro com egressos da primeira turma de Medicina do Unifeso: um pouco da nossa história”, que reuniu profissionais de renome no mercado para falarem sobre trajetória e formação.

Estiveram presentes os egressos Dr. José Feres Abido Miranda, Dr. Jorge Farah, Dr. Luiz Guilherme Peixoto Nascimento, Dra. Marina Aparecida Correa de Souza, Dra. Flora Maria Polycarpo Hidalgo e Dra. Jeanne Fontaine, todos da primeira turma, além do Dr. Manoel Pombo e do Dr. Daniel Hernandez, ambos da quinta turma e atuais professores do Unifeso. Participaram também da mesa o professor Luís Claudio de Souza Motta, coordenador do primeiro período, e o estudante Bernardo Morales, presidente do Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (Dahas).

Para Bernardo, o encontro foi um momento muito especial. “Mostra quanta história tem dentro desta instituição, quantas turmas se formaram, quanto o Unifeso contribuiu para Teresópolis, para o estado e para a saúde do Brasil, pois temos egressos em todas as partes”, disse. O professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, concorda. Ele lembrou que, em 2020, o curso de Medicina do Unifeso completará 50 anos e, neste período, foram formados cerca de oito mil médicos que atuam no país e no mundo. “Na oportunidade de estarmos com a turma número cem, pensamos em um encontro com egressos da primeira turma desta escola. Conseguimos juntar um grupo de médicos bastante expressivo que fez história na Medicina e que construiu a história desta Instituição. A escola em que a gente se forma é um legado que carregamos para o resto da vida”, ressaltou o coordenador.

Além de conhecer um pouco da trajetória profissional de alguns egressos do Unifeso, os estudantes ingressantes ainda assistiram a uma apresentação feita pelo professor José Feres Abido Miranda, egresso e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso. O objetivo foi situar os presentes sobre o momento atual da Medicina. “É muito legal iniciar a faculdade e fazer parte da turma de número cem, que é um marco. Quando temos a oportunidade de aprender com médicos tão experientes e ver que boa parte deles ainda dá aula aqui, é lindo e emocionante”, disse Maria Laura Granito, uma das alunas ingressantes do curso de Medicina.