Laboratório das Letras: Projeto gratuito vai discutir Literatura no Centro Cultural Feso Pro Arte

21-03-2019

Os amantes da Literatura já têm um espaço para chamar de seu: o Laboratório das Letras, no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP). Os encontros, gratuitos e abertos ao público, começam dia 30 de março e acontecerão quinzenalmente, aos sábados, das 14h às 16h. Os interessados em vivenciar experiências literárias podem se inscrever pelo e-mail centrocultural@unifeso.edu.br. As vagas são limitadas.

A iniciativa surgiu da professora Ana Maria Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), após ex-alunos pedirem por uma oficina de criação literária. “Pensei em criar um espaço lúdico e de curtição de literatura. O trabalho vai transcorrer de acordo com a sensibilidade do grupo, não há nada fechado, mas a ideia é que seja um espaço de criação, de troca de produção e de leitura”, explica a professora.

O Laboratório das Letras será também celeiro para duas outras iniciativas institucionais do Centro Cultural Feso Pro Arte: o PoêTerê, maratona artística que reúne artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão, e o Canto dos Poetas, projeto de publicação de obras de poetas locais. “Ano passado, quando fizemos um tributo ao poeta português Fernando Pessoa, muitas pessoas começaram a produzir textos inspirados nas obras dele. Algumas, inclusive, receberam premiações de fora. Nossa ideia é estimular a criação através da Literatura, e fazer com que, através dela, as pessoas entrem em contato com outras artes também”, diz Ana Maria.

A professora, que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que atuará apenas como coordenadora do grupo. “Não será aula de literatura e nem de redação. Queremos promover encontros agradáveis de pessoas que compartilham a mesma paixão por obras literárias”, conclui.