Inclusão de pessoas com surdez é tema de debate

27-09-2018

Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu um debate sobre a inclusão das pessoas com surdez. A atividade foi realizada no dia 25 de setembro, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, teve a exibição do documentário "Travessia do Silêncio", dirigido pela premiada jornalista Dorrit Harazim, que aborda diferentes olhares em relação à surdez.

Com depoimentos de surdos e ouvintes, o filme mostra a adaptação que os pais ouvintes precisam passar quando têm filhos com a deficiência; de igual modo, os filhos surdos também enfrentam dificuldades ao terem de se acostumar ao mundo ouvinte. Após a exibição do documentário, a professora do curso de extensão de Libras do UNIFESO, Nathalia Quintella e a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), Taise Argolo Sena, mediaram um debate com os participantes.

“A ideia foi discutir a melhor opção para se ensinar o aluno surdo, se seria através das libras ou da oralização. Concordamos que a criança tem que ter acesso às duas formas de se comunicar, para que tenha a opção de escolha quando se tornar adulto e estar preparada para utilizar a linguagem que for mais apropriada para cada ocasião, facilitando a convivência”, explicou a professora Nathalia Quintella.

“Como fonoaudióloga, prezo pela oralização, pois acredito que as pessoas que nascem com essa privação sensorial auditiva têm o direito de ‘escutar’, ou seja, experimentar o mundo sonoro, e depois disso escolher a forma em que preferem se comunicar, seja oral em libras. Acredito que dá para conciliar as duas formas para que funcionem harmonicamente e aconteça a inclusão dessas pessoas na sociedade”, notou Taise Argolo.