CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO é classificado como Alta Adesão às Práticas de Segurança do Paciente

26-12-2019

O Governo do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de estado de Saúde, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Superintendência de Vigilância Sanitária classificaram o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) como Alta Adesão às Práticas de Segurança do Paciente. Para isso, foram analisadas conformidades aos 21 indicadores de estrutura e processo do hospital. Para ser classificado como Alta Adesão, é necessário ter entre 67% e 100% de conformidade aos indicadores.

A instituição foi parabenizada, pelos órgãos competentes, pelo resultado alcançado e informada de que terá seu nome publicado no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na lista de hospitais com alta adesão às práticas de segurança do paciente. A avaliação ocorre, anualmente, através das atividades desenvolvidas pela Comissão de Segurança do Paciente. 

"Um dos objetivos principais da Comissão de Segurança do Paciente é regulamentar as ações de segurança do paciente do HCTCO, assim como incluir o reconhecimento e o mapeamento dos riscos institucionais relacionados à especificidade da epidemiologia local e os processos assistenciais, de forma a estimular a criação de uma cultura de gerenciamento desse cuidado, bem como organizar as estratégias e as ações que previnam, minimizem e mitiguem os riscos inerentes a estes processos de forma educativa”, informa Juliana Kisling Ventin, presidente da Comissão de Segurança do Paciente do HCTCO.


Atendimento On-line