Grupo de História da Medicina se reúne com novos membros

16-08-2018

Há sete anos resgatando muito conteúdo como fotos e documentos, entre outras memórias do surgimento e evolução das diversas áreas médicas, o Grupo de História da Medicina (GHM) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) dá continuidade aos seus encontros renovando, neste semestre, seus integrantes. As atividades do GHM deste segundo semestre de 2018 foram iniciadas com o 176º encontro, realizado no dia 16 de agosto numa expectativa muito boa, na avaliação do professor Daniel Pinheiro Hernandez, coordenador do Grupo. “Além dos que já frequentavam, estamos recebendo muitos estudantes que estão ingressando agora na Instituição, ou seja, é algo muito positivo pois se trata de uma grande quantidade de pessoas para evoluir com o grupo e fazer novos trabalhos”, comemorou o professor Daniel.

Segundo ele, este período está cheio de atividades. “Devemos fazer cerca de dez reuniões, além da VII Jornada de História da Medicina, que será realizada entre dos dias 17 e 19 de outubro com conferências e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo GHM; e das apresentações de trabalhos em Congressos pelo país”, adiantou. Qualquer estudante, profissional ou interessado ligado à área da saúde pode participar do grupo, que se reúne nas quartas-feiras, às 18h30, no auditório Multimídia Biomédicas, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. As inscrições são gratuitas.

Formado pelo curso de Medicina do UNIFESO desde 1982, na 15ª turma, o Nefrologista Luciano Morgado, atuante no município do Rio de Janeiro, veio conhecer o Grupo. “Sou médico e sou fã do que eu faço. Acredito que a história é para ser contada, revista e atualizada. Por isso embarquei nesse grupo, pois a história da medicina tem tudo a ver comigo. Quero conhecer coisas novas e estou muito empolgado em participar”, declarou o médico.

Saiba mais sobre o GHM

O Grupo de História da Medicina foi fundado em 2011 e tem como objetivos estudar e pesquisar a História da Medicina do Brasil e do mundo. O foco é aplicar a metodologia para a elaboração de trabalhos científicos, ajudando o aluno a apresentar trabalhos em eventos internos e externos, além de pesquisar e documentar a história do curso de Medicina do UNIFESO e propagar o conhecimento sobre a vida e a obra dos pioneiros do curso. Segundo Hernandez, “o grupo foi criado para estudantes que gostam de história, de pesquisar a história da Medicina e de resgatar a história do curso de Medicina com as imagens de professores antigos, homenageando essas pessoas. Para isso eles pesquisam, elaboram e apresentam trabalhos, muitos deles em congressos pelo Brasil”.